Cotidiano

Testes programados são cancelados após desligamento geral

Eneva, empresa gestora da usina Jaguatirica, explicou não ter sido responsável pelo blecaute geral

Os testes na unidade 3 da Usina Termelétrica Jaguatirica II, programados para esta terça (3), foram cancelados após o desligamento geral realizado às 22h35 de segunda (2), informou a Roraima Energia.

Em nota, a concessionária disse que a interrupção geral do fornecimento elétrico foi decorrente do desligamento das unidades 1 e 2 da usina, que já estavam em funcionamento.

A empresa revelou, ainda, que neste momento, está havendo uma reunião coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o evento ocorrido e a reprogramação dos testes.

A Roraima Energia não explicou, na nota, o que teria motivado o desligamento dessa segunda.

Procurada, a Eneva, empresa gestora da usina Jaguatirica, explicou não ter sido responsável pelo blecaute geral. “A direção da UTE Jaguatirica II informa que, durante uma manobra operacional no sistema de alimentação para as turbinas, na noite da última segunda-feira (02/05), houve um desligamento das suas turbinas geradoras de energia que, naquele momento, eram responsáveis por aproximadamente 50% do fornecimento de energia da região de Boa Vista (RR). O fato por si só, não foi o responsável pelo blecaute geral – já que metade do sistema era alimentada por outras fontes de geração. Posteriormente, houve um segundo apagão na região, não relacionado a UTE Jaguatirica II.”