Cotidiano

Superlotação no HGR gera tumulto durante atendimento à pacientes

Profissionais da saúde disseram que não havia mais ponto de oxigênio disponível, estaria sem maca, além de superlotado

Familiares de pessoas que buscaram atendimento no Grande Trauma e no Pronto Atendimento Airton Rocha, no Hospital Geral de Roraima (HGR), informaram que na tarde desta quinta-feira (1º), essas unidades estiveram superlotadas.

Segundo eles, as equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tiveram dificuldade para deixar os pacientes no Grande Trauma. “Para piorar a situação, os próprios profissionais disseram que não havia mais ponto de oxigênio disponível, estaria sem maca e superlotado”, disseram.

“Os profissionais não puderam fazer nada para ajudar e atender o paciente ao seu destino final. Com isso, alguns ficaram aguardando horas dentro da viatura do Samu ou dentro da unidade à espera de uma solução que não foi resolvida com brevidade”, disse a irmã de um rapaz que teria sofrido um acidente de moto.

Um profissional da saúde relatou que a ambulância Bravo Covid estava com um paciente em cima de uma maca com oxigênio em iminência de acabar. “Foi um sufoco”, comentou.

SESAU – Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que com o aumento na demanda de atendimento no Pronto Atendimento Airton Rocha, nesta quinta-feira, dia 1°, em virtude de muitas ocorrências de acidentes graves, que necessitaram de atendimento prioritário, foi necessário reorganizar o fluxo e nenhum paciente deixou de ser atendido.