Cotidiano

Solenidade de abertura ocorreu na manhã deste sábado

O fogo simbólico foi aceso por militares das Forças Armadas, às 6h30, na réplica do Forte São Joaquim, no 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), e a tocha foi conduzida até o Centro Cívico pelo atleta Ian Rodrigues da Cruz, campeão estadual, regional e nacional de atletismo, nas provas de arremesso de peso.

O acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, honras militares e entrega de alamares a estudantes de escolas militarizadas marcaram na manhã deste sábado, 1º, a abertura da Semana da Pátria 2018. A cerimônia, realizada na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, teve as presenças de autoridades civis e militares, dentre elas, a governadora Suely Campos e o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Gustavo Henrique Dutra.

Na Esplanada do Palácio Hélio Campos, foram realizadas honras militares, entrega de 33 alamares e o acendimento da Pira com o Fogo Simbólico, que será apagada em uma cerimônia no Dia da Independência, 7 de Setembro.

A governadora Suely Campos destacou a relevância da semana comemorativa. “É um momento para refletirmos sobre o significado e a importância de um Brasil independente, soberano, dono do seu destino e que busca a redução das desigualdades sociais. Nesses dias, buscamos fortalecer nosso sentimento de civismo e de amor à Pátria. Significa recordar a nossa História, escrita por importantes personagens, que tornaram possível que hoje estejamos aqui, para celebrar a abertura da Semana da Pátria”, ressaltou.

 Este ano, a solenidade contou com alunos de 11 escolas estaduais militarizadas, que receberam alamares. Para ter direito à honraria, o estudante deve ter nota acima de 8,5. “É um dia para comemorarmos também essa vitória dos nossos alunos das escolas militarizadas.”, acrescentou Suely Campos.

 Para a secretária de Educação, Edilaci Ferreira, a presença de estudantes na abertura das comemorações da Semana da Pátria é digna de elogio. “Essa data é de suma importância para os estudantes. Especificamente no caso dos alunos das escolas militarizadas, houve um resgate da disciplina. Temos tido muito sucesso nessa parceria com a Polícia Militar. Percebemos grande melhoria no desenvolvimento pedagógico dos alunos, e na disciplina em casa e na escola. Só temos o que comemorar”, explicou.

Participando pela primeira vez de uma cerimônia como aluna de uma unidade militarizada, Naara Alves, de 15 anos, estudante do nono ano, da Escola Estadual Professor Jaceguai Reis Cunha, tinha a felicidade estampada no rosto.

“É muito importante comemorar a data e receber o alamar. Importante também foi a evolução que ocorreu na escola, principalmente pela ordem e pelas regras ensinadas”, afirmou.

As comemorações da Semana da Pátria serão concluídas na próxima sexta-feira, 7, Dia da Independência, com o tradicional desfile cívico-militar na avenida Ene Garcez