QUALIFICAÇÃO

Socorristas de municípios do interior recebem capacitação

Ao todo, cerca de 40 profissionais recebem o treinamento neste mês

Mais de 200 profissionais devem passar pela formação até o fim do ano (Foto: Divulgação)
Mais de 200 profissionais devem passar pela formação até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 18, socorristas de 14 municípios de Roraima passam por capacitação com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV), no Núcleo de Educação em Urgências (NEU). Ao todo, mais de 200 profissionais devem passar pela formação até o fim do ano.

Neste mês, 40 profissionais passam por treinamento com situações do dia a dia do socorrista. De acordo com o diretor do Samu-BV, Luciano Coutinho, dentre os assuntos abordados na capacitação está o atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória, ocorrência grave para profissionais do Samu.

“A gente faz esses treinamentos qualificados para que os socorristas possam voltar aos seus municípios e fazer um atendimento mais qualificado à população. O bom atendimento, um suporte básico de vida bem-feito em uma situação de parada cardiorrespiratória faz total diferença na vida da vítima”, disse.

Atendimento a pacientes em situação de parada cardiorrespiratória é um dos assuntos abordados (Foto: Divulgação)

Qualificação

Durante as capacitações, protocolos nacionais e internacionais de atendimento são repassados aos profissionais. Danilo Simões é socorrista do Samu em Rorainópolis e afirmou que precisa estar atento às atualizações do serviço.

“É um curso muito proveitoso para a gente que vem de um município com uma estrutura menor. Um profissional atualizado faz toda diferença na hora do atendimento a vítima. Em Rorainópolis, a gente atende chamados da sede e vicinais, ou seja, é um trabalho muito corrido e precisamos estar capacitados”, contou.