Cotidiano

Sistemas da Sefaz ficarão indisponíveis por quatro dias

Pasta trabalha na migração de dados para os novos equipamentos do novo Data Center do governo estadual

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) avisou que os sistemas fazendários ficarão indisponíveis entre quinta (16) e segunda-feira (20). No comunicado enviado a dez instituições, a pasta justifica que realizará, durante o período, a migração de dados para os novos equipamentos “robustos” do novo Data Center do Governo de Roraima. O Sistema Tributário poderá retornar até antes do previsto. 

“O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados para os contribuintes e servidores”, segundo a Sefaz, que explica que a ação vai aumentar a capacidade de armazenamento de dados e a velocidade de processamento dos sistemas fazendários.

“A perspectiva é dar ao contribuinte maior agilidade no acesso aos sistemas financeiros do Estado e a possibilidade de agregar futuramente novos serviços digitais”, explica a Sefaz no ofício.

Segundo a pasta, para o servidor público, a migração permitirá “maior rapidez na execução das atividades de rotinas usadas nos sistemas que há mais de dez anos não são atualizados”.

Em nota enviada à imprensa, a Sefaz detalhou que para os serviços com datas de entregas no período da migração, haverá prorrogação da data sem prejuízo à população. É o caso, por exemplo, da entrega da GIM (Guia de Informação Mensal), em que foi providenciada norma legislativa para prorrogar o prazo para entrega. Para os demais serviços, eles estarão suspensos e o plantão do serviço de suporte é (95) 2121-9048.

No Posto Fiscal do Jundiá, as cargas serão liberadas com lançamento posterior, sem causar prejuízo com relação à passagem de mercadorias, conforme a Sefaz, que comunica aos transportadores que emitam Nota Fiscal de saída de outros estados antes da indisponibilidade.

“Essa comunicação, aos caminhoneiros e transportadoras, foi realizada através do DFMT (Divisão de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito). O Plantão é 2121-9028”, informou a Sefaz.