Cotidiano

Sindicato repudia agressão a leiturista

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Roraima repudia ação de cidadão a leiturista de empresa de energia

NOTA DE REPÚDIO A AGRESSÃO AO LEITURISTA


O Sindicato dos Urbanitários de Roraima (STIU-RR) repudia veemente a atitude do homem de 42 anos preso na tarde dessa segunda-feira (20), suspeito de agredir com um facão o leiturista da Roraima Energia e a própria esposa. O suposto agressor confundiu o funcionário da empresa com o responsável pelo corte de energia elétrica. A diretoria deste sindicato informa para toda a sociedade do estado que os trabalhadores de campo, eletricista ou leiturista, estão apenas executando os serviços que são regulamentados por leis da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nos solidarizamos com o leiturista e todos os trabalhadores que atuam nas ruas. Como uma entidade que defende o trabalhador, não  aceitamos violência de nenhum tipo, seja no serviço público ou privado. Assim como, não admitimos nenhum tipo de agressão às mulheres.

A diretoria do STIU-RR irá pedir da Roraima Energia medidas mais efetivas de segurança para os funcionários. Este sindicato também irá cobrar da distribuidora de energia o cumprimendo do Acordo Coletivo dos Trabalhadores (ACT) que responsabiliza a empresa pela segurança dos servidores. 

O diálogo e a informação podem evitar tragédias tão grandes quanto a provocada pelo coronavírus (COVID-19).

Aneel proíbe corte de energia por 90 dias

O STIU-RR reforça para toda a sociedade que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proibiu o corte de energia de quem não conseguir pagar a conta de luz durante o período da pandemia do coronavírus. O fornecimento de energia será garantido a todas as residências e aos serviços considerados essenciais por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado.


Gisselio Cunha Costa

Presidente do STIU-RR