Cotidiano

Simpósio aborda Lei da Pesca Sustentável em Roraima

O 1º Simpósio de Pesca Esportiva do Estado, realizado nesta quarta-feira (19), reuniu empresários, ribeirinhos e toda a sociedade para debate relacionado ao desenvolvimento do setor e apresentar as oportunidades turísticas que o Baixo Rio Branco oferece.
 
A proposta pretende ordenar a atividade no território estadual baseada em princípios como sustentabilidade social, econômica e ambiental da atividade pesqueira; a preservação da biodiversidade; respeito à dignidade do profissional que depende da atividade, além de promover ações integradas para o desenvolvimento do setor.

 O governador do Estado Antônio Denarium ressaltou no evento a importância de fortalecer o turismo em Roraima “É muito importante para Roraima a valorização da pesca esportiva, assim como o Estado é uma das principais rotas de pesca esportiva do Brasil, e com a valorização do turismo no Estado vai movimentar a renda e ter mais oportunidade de emprego para população”, ressaltou o governador.

Disse ainda sobre como o turismo em Roraima pode ser um ponto positivo para economia no Estado. “Roraima tem um grande potencial turístico em todos os seguimentos, desde o turismo étnico indígena, turismo de pesca esportiva, turismo aventura, entre outros, onde pode ser oportunizado no Estado, e com isso alavancar a economia de Roraima”, completou


O Roraima Fishing integra até o final da tarde desta quarta-feira, no auditório do Sesc Centro, representantes nacionais do Turismo, empreendedores, comunidades ribeirinhas e a sociedade (Foto: Divulgação) 

O Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca frisou Jorge Seif Júnior que a pesca esportiva é uma forma de lazer sendo nessa modalidade de pescaria, o objetivo não é comer ou vender o peixe fisgado, a ideia é que os peixes sejam sempre devolvidos à água.
“O pescador esportista ele não vai levar peixe pra casa, a recompensa do pescador é tirar uma foto, e natural devolver naturalmente o peixe para água para que assim outros pescadores possam também ter sua recompensa”, frisou.

Willian França Cordeiro secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério de Turismo reforçou que um ponto importante para o turismo é incentivar ainda mais o brasileiro a despertar a vontade de conhecer os pontos turísticos da Amazônia. “Iremos trabalhar na campanha “Redescubra o Brasil” para dar visibilidade e reconhecimento a grandes pontos turístico da Amazônia” disse.

O Roraima Fishing integra até o final da tarde desta quarta-feira, no auditório do Sesc Centro, representantes nacionais do Turismo, empreendedores, comunidades ribeirinhas e a sociedade, em um debate relativo ao desenvolvimento da Pesca Esportiva, bem como apresentar as oportunidades de turismo ofertadas na região do Baixo Rio Branco.

Durante a abertura do evento, o Estado de Roraima também protagonizou a assinatura da ‘Carta Turismo da Amazônia”, consolidando a união dos estados da Região Norte (Roraima, Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins) no projeto Rotas Amazônicas Integradas, que tem a missão de promover produtos turísticos que possuem as mesmas características, a fim de fortalecer e ampliar a integração turística em toda a Amazônia.