Cotidiano

Servidores Públicos fazem manifestação na praça central da cidade

A participação dos servidores públicos foi pequena no ato

Um grupo de servidores públicos realiza desde às 8h30 da manhã desta quinta-feira, 16, na Praça do Centro Cívico, uma manifestação contra a aprovação do Projeto de Lei 257/2016, referente a renegociação de dívida pública dos Estados.

Conforme a organização do evento, aproximadamente 30 servidores estão com cartazes para chamar a atenção da população e, também, distribuindo panfletos de orientação aos motoristas que transitavam pelo sinal em frente à Assembleia Legislativa de Roraima. Em todo o país, também acontecerão debates e paralisações conjuntas contra a proposta.

De acordo com a presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (Sesduf-RR), Sandra Buenafuente, o ato não envolve qualquer indicativo de greve, pois a luta dos professores federais, estaduais e municipais, por seus direitos é constante.

“Não estamos aqui representando uma greve, acreditamos que essa é uma luta diária de todos nós, servidores públicos, que temos nossos direitos constituídos. Queremos que a população saiba que esse projeto de lei quer retirar direitos constitucionais dos servidores públicos, como alimentação, previdência social, congelamento dos salários, fim das gratificações, impedimento de concursos públicos, entre outros”, relatou Buenafuente.

Para ela, se aprovado, a PL representará “um retrocesso em relação à política de valorização de todos os servidores. “Não podemos aceitar esse projeto que tem o objetivo de acumular receita para o governo pagar a dívida pública, para ajustar a dívida dos estados e municípios o governo federal, para isso retira o direito dos trabalhadores”, frisou.

O ato é indicação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a partir do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasef). Em Roraima, participam da manifestação servidores da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Roraima (SESDUF-RR), Sindicato Nacional dos Servidores Federal da Educação Básica e Profissional (Sinasefe), Universidade Federal de Roraima (UFR), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima (SINDUERR) e Educação Básica/Mote.