Cotidiano

Servidores públicos de Roraima falam da importância de profissões

A última semana de outubro representa um momento especial para aqueles que, todos os dias, exercem o compromisso de prestar o atendimento à população. Nesta sexta-feira, 28, é celebrado o Dia do Servidor Público, data em que milhares de trabalhadores recebem o reconhecimento oficial por dedicarem parte de suas vidas ao serviço público para os cidadãos.

Para a professora Leidiane Leite, de 34 anos, aprovada no concurso público da Seed (Secretaria de Educação) e empossada em 2022, é inexplicável a sensação de alcançar a aprovação, e o processo é transformador. 

“Ser servidor público é, antes de tudo, exercer um papel muito importante: prestar um serviço de qualidade para todos, independente da idade, classe social ou poder aquisitivo. Eu estudei para o concurso desde que me formei em 2012, e intensifiquei os estudos nos últimos dois anos. Hoje a realização desse sonho me enche de orgulho”, disse.

A estudante Laís Arielle Camêlo de Souza, de 20 anos, que concluiu o curso de formação da última fase do concurso para policial penal, é uma honra seguir os passos da mãe, que já é servidora pública há 21 anos. 

“Foram dias de muito estudo e renúncias, mas aprendi com a minha mãe que todo esforço e dedicação valem a pena. Agora sei que estou pronta para assumir o meu primeiro emprego”, disse. 

Para a policial penal Ingrid Bezerra Camelo de Melo, mãe de Laís, é uma grande emoção muito ver o interesse da filha em ser efetivada como servidora pública. 

“A gente quer sempre o melhor para os filhos. Por isso, desde que ela terminou o ensino médio, passei a incentivá-la a estudar para o concurso, pois é uma questão de meritocracia e a resposta sempre vem para quem busca. Desejo muito que ela seja chamada e que possamos futuramente dividir também a alegria de trabalhar e fazermos o melhor para Roraima juntas”, complementou. 

CONCURSOS PÚBLICOS 

Em Roraima, entre 2018 e 2022, a administração estadual realizou diversas medidas voltadas para o serviço público, incluindo concursos e processos seletivos em áreas como segurança, saúde e educação, além do pagamento de progressões, retroativos pendentes, reajuste salarial e outras medidas. 

O governador Antonio Denarium afirmou que o serviço público é essencial para o desempenho das medidas administrativas do Estado, e ter pessoas qualificadas e valorizadas é fundamental para garantir que o trabalho seja desempenhado corretamente para a população roraimense.

“É por isso que desde o início da nossa gestão temos feito concursos para ampliar o número de servidores e colocado em dia o pagamento das progressões e retroativos. Também reestruturamos continuamente os órgãos estaduais para dar condições de trabalho aos nossos servidores”, esclareceu.

“O trabalho planejado da gestão de Denarium resultou no equilíbrio fiscal e financeiro do Estado, possibilitando mudanças positivas para Roraima. Na área administrativa, além do pagamento feito em dia, várias categorias dentro da estrutura governamental, como a saúde, educação, segurança pública, fazenda e defesa agropecuária foram contempladas com concursos e processos seletivos”, acrescentou.

O Governo informou ainda que, além disso, foi estruturado o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) e feito o pagamento de progressões, bem como o reajuste salarial de 11% para todos os servidores estaduais.


Foram convocados mais de 970 novos policiais por meio de concurso público (Foto: Divulgação)

Confira algumas medidas informadas pelo Governo que foram feitas em prol dos servidores:

EDUCAÇÃO

Na área de educação, cerca de 1.650 professores foram empossados para atuar na rede estadual de ensino, sendo 529 professores contratados por meio do concurso público específico e diferenciado para a educação indígena, e 572 empossados por meio do concurso público da Educação Básica.

SEGURANÇA PÚBLICA

Na área de segurança, foram convocados mais de 970 novos policiais por meio de concurso público, bem acima do quantitativo de vagas disponíveis no edital do certame realizado em 2018 pela gestão anterior.

Para a Polícia Penal, são 867 novos servidores que passaram a integrar o quadro efetivo. O concurso da Polícia Civil, que está em andamento garantirá a nomeação de 175 novos policiais civis.

QUADRO CIVIL

Em março, 30 auditores fiscais foram aprovados no concurso público realizado pelo Governo de Roraima e tomaram posse para integrar o quadro de servidores da Secretaria da Fazenda de Roraima. 

E nos próximos meses, o quadro de servidores estaduais será reforçado, uma vez que estão em andamento os concursos da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) para contratação de analista técnico jurídico, da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), que oferta 70 vagas para o cargo de analista de planejamento e orçamento.

Há ainda o concurso da Sefaz (Secretaria da Fazenda), que oferece 54 novas vagas para convocação imediata, sendo 33 vagas para os cargos do Cetif (Centro de Tecnologia da Informação Fazendária) e 21 vagas para o cargo de técnico de tributos estaduais, que está com as inscrições prorrogadas até o dia 11 de novembro.