Cotidiano

Seminário sobre governança pública, liderança e controle abre inscrições

Ministro do TCU, Augusto Nardes, participará do evento; Ao término, sorteio de uma bolsa do MBA em Governança Pública será realizado

O Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos será realizado no dia 2 de junho, no Auditório da OAB Roraima, no bairro Aparecida. 

Os participantes poderão acompanhar o evento presencialmente ou virtualmente. Porém, as vagas são limitadas, então é preciso fazer a inscrição com antecedência através do link.

O evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB), com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), com o Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR), além de contar com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). 

Na ocasião, os participantes vão poder assistir a diversas palestras sobre governança pública, liderança, estratégia, controle, e muitos outros assuntos importantes para uma gestão pública eficiente. 

Confira a programação:

9h30 – Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e Embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes – Palestra magna sobre Governança Pública Municipal: Transformando sua Administração.

10h30 – Diretor de Novos Negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon – Palestra sobre o Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov).

10h50 – Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Roraima, Alessandre Pinagé; e o chefe do Núcleo de Ações de Controle (NAC) da Controladoria Regional da União no Estado de Roraima, Ordilei Rocha Pereira – Palestras sobre o papel da auditoria interna no fortalecimento da governança.

11h20 – Coordenadora do Comitê de Governança  para o Legislativo da Rede Governança Brasil, Alzira Fernanda Brasil – Palestra sobre o que é Governança e quais seus mecanismos.

14h – Talk Show mediado pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior. Participantes: Almir Lima Nascimento (diretor de Relações Institucionais e coordenador do Comitê de Aprovação do PL da Rede Governança Brasil); Flávio Feitosa (vice-presidente da Rede Governança Brasil); Danila Duarte (coordenadora do Comitê Anticorrupção e Compliance da Rede Governança Brasil). 

16h – Presidente da Companhia Brasileira de Governança (CBG) e coordenador do Comitê de Governança em Contratações da Rede Governança Brasil (RGB), Paulo Alves. Palestra sobre Nova Lei de Licitações

Esse evento já passou por outros 7 estados brasileiros. E apenas nas duas últimas edições – realizadas em Minas Gerais e em Sergipe – mais de mil agentes públicos (entre prefeitos e gestores municipais) foram capacitados.

Ao término do seminário, o IGCP fará um sorteio de uma bolsa do MBA em Governança Pública, que é uma parceria com a Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Essa especialização é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com duração de um ano, é 100% online (ou seja, você pode fazer de qualquer canto do mundo), e é direcionada para profissionais com formação em todas as áreas do conhecimento e que ocupam ou querem assumir posições de liderança no setor público e privado. 

A pessoa que ganhar a bolsa aprenderá os fundamentos da Governança, Compliance, terá acesso a temas super atuais, como: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), gestão financeira e orçamentária, gestão de riscos, planejamento estratégico, governança de dados, governança de políticas públicas, os aspectos humanos da governança (como a liderança), além de temas como auditoria, controle e novas tendências da governança. 

SAIBA MAIS SOBRE O PRONAGOV:

Essa é uma iniciativa do IGCP (uma entidade sem fins lucrativos, responsável por este trabalho social) que tem como finalidade capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns sobre Governança. O treinamento é gratuito e pode ser feito em qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, pela internet. 

A primeira fase é EAD (Ensino a Distância), para capacitar os municípios. Trata-se de um curso em Governança Pública com 46 horas de duração, que traz, além da introdução ao tema, diretrizes e ferramentas para que os gestores públicos possam atuar nas prefeituras após o curso. 

O segundo passo é a formação dos Agentes de Governança, voltada para toda a população. As aulas também serão de forma online, em qualquer horário, da forma como a pessoa desejar. O curso é rápido – de 4 horas – e traz noções básicas de Governança, além de temas mais relevantes, como o ESG, políticas públicas, diversidade e inclusão social. 

A próxima iniciativa são as Mentorias; que já são praticadas há algum tempo pela Rede Governança Brasil (RGB). Até o momento, 31 municípios já foram mentorados. E para quem ainda não conhece, esse é o “carro-chefe” do programa, afinal, a metodologia já foi usada por mais de 3 milhões de pessoas e verificada que realmente funciona e é eficaz. 

O PRONAGOV conta com mais duas iniciativas. Uma delas é o Índice de Governança Municipal (IGovM), que identifica como estão os mecanismos de liderança, estratégia e controle dentro das prefeituras. Este indicador vai gerar um ranking e, através deste ranking, será dado o próximo passo, que é o Prêmio PRONAGOV. O programa, que foi lançado há menos de dois meses, já tem mais de 530 inscritos até o momento. Para saber mais, acesse www.pronagov.com.br 

Serviço:

8ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Dia/Horário: 02 de junho de 2023, a partir das 9h (horário de Brasília)

Boa Vista /  (RR)