Cotidiano

Seletivo do IFRR para população de Mucajaí é prorrogado

Com a prorrogação, as pessoas residentes em Mucajaí e interessadas em fazer o curso técnico a distância em Guia de Turismo do Campus Avançado Bonfim têm até o dia 11 de dezembro para se inscrever

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do curso técnico em Guia de Turismo ofertado pelo CAB (Campus Avançado Bonfim). Os moradores de Mucajaí que queiram fazer o curso devem ser inscrever até o dia 11 de dezembro.

O curso, que será realizado na forma subsequente ao ensino médio e na modalidade EAD (Educação a Distância), tem, ao todo, 50 vagas disponíveis especificamente à população de Mucajaí, em razão de um convênio firmado entre o IFRR e a prefeitura do município. 

Quem tiver interesse em participar do processo seletivo pode acessar o formulário eletrônico no endereço para se inscrever gratuitamente. O processo seletivo tem distribuição de vagas prevista para ampla concorrência e também para o cumprimento das ações afirmativas (destinadas a candidatos e candidatas que estudaram integralmente em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima do último censo de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência), conforme a legislação.

Além disso, está prevista como critério de seleção a análise do histórico escolar do ensino médio dos candidatos e candidatas. O procedimento ocorrerá em etapa única e em caráter classificatório. O resultado será divulgado no dia 27 de dezembro, e o período de matrículas será de 28 a 30 de dezembro, com aulas programadas para serem iniciadas em 13 de fevereiro de 2023.

Guia de Turismo

As pessoas formadas no curso Técnico em Guia de Turismo do CAB estarão habilitadas a atuar em atividades de acolhimento e condução de turistas; na elaboração de roteiros e relatórios; na realização de cálculos de distância e estimativa de tempo para roteiros diversos; na análise de manifestações culturais e aspectos ambientais de uma localidade, como produto de uma realidade social; na identificação, avaliação e seleção de locais, espaços e equipamentos para as atividades a serem desenvolvidas por grupos de turistas; na aplicação da legislação pertinente à área; entre outras.