Cotidiano

Sejuc limita entrega de kits de higiene a presos apenas por familiares

Em nota enviada à FolhaBV, a Sejuc informou que a criação da Portaria é por motivo de segurança para se ter o controle de quem está levando os itens para os internos.

Todos os meses os familiares de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Cadeia Pública Masculina e Cadeia Pública Feminina, fazem a entrega de materiais de higiene para seus parentes que cumprem pena.

Muitas dessas famílias residem no interior do estado e contam com a ajuda de amigos de Boa Vista para que os kits cheguem até o presídio. No entanto, uma nova Portaria publicada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) determina que apenas familiares cadastrados podem fazer a entrega do material nas unidades prisionais.

Em nota enviada à FolhaBV, a Sejuc informou que a criação da Portaria é por motivo de segurança para se ter o controle de quem está levando os itens para os internos.

A mãe de um detento, que prefere não se identificar, se diz indignada com a medida.

“Eu moro no interior e não tenho condições de mim mesma vir todos os meses aqui em Boa Vista para fazer a entrega, pois o custo é muito alto. Parece que fazem isso para nos humilhar”, relatou.

Já a esposa de outro detento questiona que o próprio estado é quem deveria fornecer o material de higiene. “A gente se esforça pra dar esses itens que são de obrigação do estado fornecer e ainda fazem essas portarias que apenas dificultam que o material chegue ao presídio”, pontuou.

Sobre o fornecimento de material de higiene para o Sistema Prisional, a Sejuc informou que o processo de licitação para aquisição de material de higiene está em andamento, e, assim que finalizar, não será mais necessário os familiares levarem qualquer tipo material.