Cotidiano

RR terá membro titular em conselho nacional da criança e do adolescente pela 1ª vez

Jornalista Paulo Thadeu toma posse em Brasília como um dos conselheiros titulares escolhidos para a gestão 2025-2026

Jornalista Paulo Thadeu em evento (Foto: Arquivo pessoal)
Jornalista Paulo Thadeu em evento (Foto: Arquivo pessoal)

O jornalista, professor e produtor cultural Paulo Thadeu Franco das Neves tomará posse como conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para a gestão 2025-2026. Ele será o primeiro representante titular de Roraima no colegiado em 35 anos de existência do órgão.

A cerimônia será nesta terça-feira (11), às 17h (de Brasília), na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), na capital federal. No total, 30 representantes da sociedade civil – sendo 15 titulares e 15 suplentes – serão empossados.

Representatividade da Amazônia

Paulo Thadeu foi indicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entidade eleita para a titularidade no conselho. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoper), ele destacou a importância da sua nomeação para o Estado e para a Amazônia.

“O fato de alguém de Roraima ocupar, pela primeira vez, uma cadeira como titular no Conanda é de extrema relevância. É fundamental que a Amazônia esteja representada em conselhos nacionais, especialmente no Conanda, que tem a responsabilidade de zelar pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou.

Indígena e com trajetória no movimento social, o jornalista ressaltou o compromisso de representar o Estado e contribuir ativamente dentro do conselho. “Não é apenas um orgulho pessoal, mas uma oportunidade de ampliar a participação da Amazônia na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, acrescentou.

Cerimônia de posse

Além da posse dos novos conselheiros, a cerimônia incluirá a nomeação dos membros do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) para a gestão 2025-2026. Também será lançada a Campanha de Carnaval 2025 “Pule, Brinque e Cuide” e apresentado o Planejamento Estratégico do Conanda para o biênio.

O evento contará com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, da secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, e de representantes da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), além de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Conanda

O Conanda é um órgão colegiado de caráter deliberativo e controlador das políticas de proteção à infância e adolescência no Brasil. Vinculado ao MDHC, foi criado em 1991 e regulamentado por um decreto de 2018. Os representantes da sociedade civil são eleitos para um mandato de dois anos, conforme previsto no regimento interno do conselho.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.