O Centro de Qualidade de Vida (CQV), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), informou que Roraima está em segundo lugar no ranking de morte por suicídio no Brasil, atrás somente do Rio Grande do Sul. Apenas este mês, por exemplo, dois militares do Exército Brasileiro, em Boa Vista, tiraram a própria vida.
Na manhã de hoje, o CQV fez uma palestra no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS), abordando o tema “Conversando abertamente sobre o suicídio”. Segundo a psicóloga Darlim Mezomo, coordenadora do CQV, o Comando do 7° BIS solicitou a palestra para prevenir mais mortes na corporação. Participaram oficiais e sargentos, militares que lideram as tropas.
Foram abordados assuntos como sintomas, prevenção e como identificar uma pessoa propensa ao suicídio. A ideia principal foi formar multiplicadores deste tipo de conhecimento, que serão acompanhados pelo CQV até ficarem aptos a identificarem militares que estão passando por problemas.
O chefe da 2° Seção do 7° BIS, tenente Tarcizio, disse que a corporação se preocupou com o índice de suicídio na instituição, por isso manteve contato com o CQV para que fosse ministrada a palestra para auxiliar na identificação de pessoas propensas ao suicídio.
“Neste mês de julho, dois casos de suicídios foram registrados no 7° BIS, no período de uma semana. Devido a esses acontecimentos, decidimos realizar esta ação para evitar esse tipo de ocorrência”, justificou o tenente.
PREVENÇÃO No Dia Internacional da Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, o CQV lançará uma campanha em Roraima. O Centro busca valorizar os profissionais em segurança pública. Uma equipe multidisciplinar trabalha a prevenção de fatores que levam os profissionais a adquirirem o estresse, o que também pode levar suicídio.
Fonte: Sesp