Cotidiano

Roubos caem em 51%; Cidade Satélite lidera número de ocorrências

De acordo com a PM, houve redução na tentativa de homicídio e perturbação da tranquilidade

No primeiro quadrimestre deste ano, houve redução no número de crimes cometidos no Estado, comparado ao mesmo período de 2021, conforme divulgou a Polícia Militar (PMRR). De acordo com a corporação, o crime de roubo reduziu 51,6%, seguido de tentativa de homicídio com 42,2% e perturbação da tranquilidade com redução de 40,5%. Os bairros que lideram os índices de criminalidade são: Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Caimbé e Centro.

Ainda de acordo com o balanço, porte de arma de fogo reduziu 31,3%, danos materiais 23,3%, acidente de trânsito 20,6% e maus-tratos a animais 18,3%. Durante entrevista exclusiva à Folha BV, o comandante da PM, coronel Francisco Xavier, destacou, o número de foragidos capturados durante a Operação Hórus, onde foram realizadas 139 prisões nos primeiros quatro meses do ano. Dessas, 42 foram mandados de prisão, 95 em flagrante e duas apreensões de menor de idade.

“A diminuição dos números de roubos se deve pelo aumento das viaturas na rua e a quantidade de prisões na Operação Hórus, realizada em Jundiá, no município de Rorainópolis, que desde quando começou tivemos uma quantidade grande de prisões de foragidos da Justiça, sejam vindo ou saído de Roraima. Com a quantidade de viaturas que foram superdimensionadas para a corporação através do programa Polícia Na Rua todos os finais de semana conseguimos lançar operações na Capital e Interior”, disse Xavier.

TROTES

Segundo o comandante, houve redução no número de denúncias falsas. “Não é tão recorrente ligações falsas como antes. Os jovens que ligavam para o 190 antigamente acabam ocupando o tempo deles com outras atividades”, explicou Xavier.

Ainda, de acordo com Xavier, os trotes atrapalham as atividades policiais. “Por mais que tenha sido registrada uma redução, ainda temos recebidos denúncias falsas, o que atrapalha muito o serviço, desvirtua o trabalho da PM, que muitas vezes deixa de atender uma ocorrência de relevância para ir para uma ocorrência fake”, destacou.

POLICIAMENTO NO INTERIOR

As denúncias de pequenos delitos em vilas e vicinais do interior do Estado são recorrentes. De acordo com o comandante a PM tem ido até esses locais para o trabalho ostensivo. “Nos últimos seis meses conseguimos fazer a instalação de novos Destacamentos. Tinha região que estava há mais de 15 anos sem um Destacamento. Quando a PM está nas vilas ela faz o policiamento em todo o entorno e vicinais e isso foi possível as novas viaturas”, destacou o comandante.

 CRIMES

Violência doméstica, perturbação do sossego alheio e furtos próximos aos abrigos lideram os crimes mais recorrentes atendidos pela PM. “Maior desafio é a violência doméstica, que precisa ser feito um trabalho interinstitucional, multidisciplinar, que vai envolver o sistema de Justiça em geral”, finalizou Xavier.


Dados divulgados pela Polícia Militar (Foto: Divulgação/PMRR)