Cotidiano

Rotary International comemora 118 anos nesta quinta-feira

Combate à Poliomielite é prioridade do clube desde a fundação

Nesta quinta-feira, 23, é comemorado o aniversário de 118 anos do Rotary International, uma organização que conta com mais de um milhão de pessoas, cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional.

O Rotary Club instalou-se em Boa Vista, em junho de 1997. Localizado no Caçari, é o único clube existente no Estado e há mais de uma década, realiza ações nas áreas de saúde, saneamento, educação, meio ambiente, infância e juventude, entre outras.

A presidente do clube em Roraima, Elis Paludo, destaca os trabalhos de apoio aos refugiados venezuelanos. “Antes mesmo de a Operação Acolhida ser instalada, já participávamos das ações desenvolvidas por diversas entidades locais, principalmente na alimentação”, lembra a dirigente. 


Trabalhos de apoio aos refugiados venezuelanos (Foto: Divulgação)

Os rotarianos brasileiros comemoram, ainda, o centenário da organização no Brasil, através do Rotary Club do Rio de Janeiro, fundado em fevereiro de 1923. O programa contará com a presença da primeira mulher presidente da entidade, empresária da comunicação Jennifer Jones, do Canadá.

Parceiro da Organização Mundial de Saúde (OMS) na maior campanha de saúde pública da história, o Rotary já destinou cerca de 2,6 bilhões de dólares ao combate à Poliomielite, além da mão de obra dos membros de todo o planeta. 

De acordo com Elis, o combate à pólio é prioridade do clube desde a fundação. Se, em 1985, início da parceria, o mundo registrava 350 mil casos anuais da doença, hoje são menos de uma centena, concentrados em apenas três países: Paquistão, Afeganistão e, recentemente, Moçambique.