Cotidiano

Roraima terá serviço de inspeção veicular

Empresa credenciada pelo Detran-RR vai atender motoristas que queiram, por exemplo, alterar características do veículo, regularização do carro e troca de motor

O serviço de inspeção veicular vai ser disponibilizado para os motoristas de Roraima. Nessa quinta-feira (11), às 9h, será inaugurada uma Instituição Técnica Licenciada (ITL),

A empresa credenciada ao Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito em Roraima), que vai fazer esse trabalho no Estado, fica na rua Raimundo Alves de Souza, 2362, bairro Senador Hélio Campos.


Instituição Técnica Licenciada (ITL) vai ser inaugurada nesta quinta-feira (Foto: Detran-RR)

Segundo o presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte, a empresa vai atender aqueles motoristas que queiram, por exemplo, alterar características do veículo, regularização do carro e troca de motor.

“Antes, os proprietários de veículos tinham que se deslocar até Manaus, no Amazonas, com o carro em cima de uma prancha ou de um caminhão cegonha e até mesmo rebocado por outro veículo, para que fosse emitido o Certificado de Segurança Veicular [CSV]. Agora, podem fazer aqui mesmo em Roraima”, ressaltou.

Ele garante que, com esse serviço, haverá uma redução de custos para os motoristas, que agora podem fazer a inspeção veicular e ainda receber o CSV. “Quem poderia fazer era o Inmetro, mas não temos aqui. O Ipem até realizava esse serviço, mas com uma resolução do Senatran [Secretaria Nacional de Trânsito], deixou de fazê-lo”, disse.

O presidente do Detran-RR comentou que o motorista que tiver o CSV prova que o automóvel está em dia com a legislação e com as modificações permitidas. “Além disso, o CSV atesta a segurança do carro e valoriza o veículo na hora da venda, pois mostra que o dono do carro tem responsabilidade com o veículo”, frisou Álvaro Duarte.

A inspeção veicular está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e foi criada para garantir que todos os veículos estejam rodando dentro das normas de segurança e ambientais exigidas. Os artigos 104 e 106 do CTB determinam que os automóveis em circulação tenham suas condições de segurança, emissão de gases poluentes e de ruídos avaliadas em inspeção periódica.