Cotidiano

Roraima tem todas as vagas de programa ocupadas, informa MS

Com novo cronograma, atuação dos médicos nos municípios que ainda estavam com vagas remanescentes deve ser antecipada; distritos indígenas eram os mais afetados

O Ministério da Saúde divulgou na manhã de ontem, 20, um novo cronograma de acolhimento dos profissionais inscritos no edital do Mais Médicos. Com as novas datas, houve uma antecipação para os formados no exterior participarem da nova etapa do programa.

Agora, o acolhimento será feito de 12 a 26 de março, o deslocamento para os municípios será entre 27 e 28 do mesmo mês, e nos dias 28 e 29 serão iniciadas as atividades. As mudanças foram feitas com intuito de tornar ágil a assistência à população.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que, de acordo com o sistema do Ministério da Saúde, todas as vagas disponíveis para Roraima foram preenchidas. Antes do fechamento desta etapa, em que os médicos formados no exterior escolheriam as vagas remanescentes, havia 30 abertas no Estado.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste era a localidade com maior número de vagas que ainda não tinham sido preenchidas, totalizando dez. No Dsei Yanomami, o número chegava a nove. Rorainópolis era o município com a maior quantidade de vagas desocupadas, com quatro, seguido de Caroebe e São Luiz, ambos com duas. Amajari, São João da Baliza e Uiramutã estavam com uma vaga cada.

Conforme informado pelo Ministério da Saúde, o módulo de acolhimento dos profissionais nesta etapa será realizado presencialmente em Brasília. Serão tratados assuntos referentes ao sistema de saúde, funcionamento e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), atenção básica e outros pontos, entre eles, o Código de Ética Médica.

Após passarem por todas as etapas do módulo de acolhimento e avaliação, conforme determina a legislação, os profissionais serão encaminhados diretamente para o município de atuação.

“Os 1.397 brasileiros formados no exterior selecionaram vagas remanescentes em 667 localidades, preenchendo assim todas as 8.517 vagas do atual edital, que ficaram em aberto após o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde [Opas]”, destacou o ministério.