Cotidiano

Roraima será o 1º destino de projeto que difunde turismo doméstico em 2023

Programa busca fomentar o turismo por meio da visita de influenciadores digitais a Estados brasileiros

Roraima será o primeiro Estado brasileiro a receber influenciadores digitais especializados em viagem por meio do programa VOAR +, na temporada 2023. A iniciativa da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) visa promover o turismo doméstico.

Na segunda-feira (5), Boa Vista receberá a influenciadora Thaly Figueiredo, da página Destino Acre no Instagram. Até quinta-feira (8), ela terá atividades como bate-volta para o Gran Sabana, remada pelo rio Cauamé, turnê pela capital de Roraima e visita a lagos particulares.

O roteiro será compartilhado por meio de fotos e vídeos em sua rede social, onde ela é seguida por 12,3 mil pessoas. “A nossa ideia é fazer com que a influenciadora leve para o Acre as informações do turismo de Roraima para que isso fomente o turismo interno na região Norte”, explicou o diretor estadual de turismo, Bruno Muniz.


O diretor estadual de turismo Bruno Muniz (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Roraima ainda irá receber o fotógrafo Lucas Ramos Mendes e a produtora de conteúdo de viagem e turismo Rosiane Mendes. O casal reúne mais de 63,7 mil seguidores no Instagram e deve desembarcar no Estado em setembro.

Seguida por 1,3 milhão de pessoas no TikTok, a Família Vergílio deve vir a Roraima em agosto para visitar a Serra do Tepequém, o segundo principal destino do Estado. Em 2022, eles visitaram Boa Vista e Cantá.

As visitas são custeadas pela Abear e os roteiros são direcionados pelo departamento de turismo do Estado. “O programa é fantástico porque tem um custo baixo para um resultado muito efetivo e direcionado para os públicos que seguem os influenciados e se motivam a fazer o turismo em virtude do que esses influenciadores entreguem”, disse.

No ano passado, Roraima recebeu cinco influenciadores da região Sudeste, cujas postagens alcançaram mais de três milhões de seguidores.

As iniciativas também contam com o apoio do Sebrae Roraima.

*Por Lucas Luckezie