Cotidiano

Roraima registra 1.587 ocorrências de lesões autoprovocadas

Em dez anos, 1.094 aconteceram com mulheres e 493 com homens

Desde que foi implantada em Roraima, no ano de 2009, o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) registrou, até janeiro deste ano, 1.587 ocorrências de lesões autoprovocadas. Desse total, 1.094 aconteceram com mulheres e 493 com homens. Boa Vista é o munícipio com o maior número de casos durante o período, tendo o total de 1.279 casos.

Com base nesses altos índices, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), promoveu nesta sexta-feira, 31, no auditório da própria coordenadoria, uma qualificação sobre notificação de lesões autoprovocadas.

A mesa redonda reuniu profissionais dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de todo o Estado para discutir sobre os dados dessas ocorrências e ampliar os conhecimentos dos profissionais sobre a ficha de notificação.

“Essa qualificação teve bastante adesão desses trabalhadores de saúde, que sanaram suas dúvidas sobre o preenchimento da ficha, que possuem informações complexas”, declarou Antônio Irapuama, técnico do DANTES (Núcleo de Controle de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis), que estava à frente da roda de conversa.

O evento surgiu a partir de uma solicitação do Departamento de Políticas para a Saúde Mental. A diretora do setor, Sofia Lima, pontuou que havia a necessidade de melhor esclarecimento sobre essa ficha de notificação junto aos profissionais que trabalham no Caps.

“Foi muito proveitoso essa conversa, pois não só conversamos sobre os dados registrados em Roraima, mas também sobre essa ficha de notificação. É importantíssimo que haja esse tipo de qualificação para que eles possam atuar devidamente”, enfatizou Sofia.

Psicóloga do Caps I de Mucajaí, Albertina Salvador acredita que essa mesa redonda foi fundamental para esclarecimentos sobre a ficha, os tipos de violência e como essa notificação pode ser feita. “Esse evento que ocorreu hoje foi muito bom para a nossa equipe e para o atendimento à população”, afirmou.