Cotidiano

Roraima receberá mais de 200 mil doses da vacina H1N1

No período de 10 a 19 de abril, a campanha atenderá grupo prioritário de crianças de 1 a 5 anos de idade, gestantes e puérperas

No final deste mês, a Secretaria Estadual de Saúde receberá mais de 200 mil doses da vacina contra a gripe H1N1, que serão disponibilizadas ao público alvo por meio de campanha que se iniciará no dia 10 de abril e vai até 31 de maio. O Estado receberá as doses da vacina do Ministério da Saúde que define a quantidade que cada município roraimense receberá. 

No período de 10 a 19 de abril, a campanha atenderá grupo prioritário de crianças de 1 a 5 anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A partir do dia 22 o público alvo será trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, professores, pessoas com doenças crônicas, indivíduos privados de liberdade. Todos devem apresentar cartão de vacina, para atualização.

Mas, enquanto a campanha não começa por aqui, pessoas preocupadas com o grande número de casos contabilizados no Amazonas estão correndo aos postos de saúde para tomar a vacina. No estado vizinho, só do início do ano até agora foram contabilizados 666 casos suspeitos, sendo 107 confirmados por H1N1. No total, 28 pessoas morreram.

A jornalista Layze Menezes está aflita com essa situação e, por ter imunidade baixa e anemia recorrente de hemorragia uterina, esteve no posto de saúde do bairro São Vicente para tomar a vacina, mas não conseguiu. “Eu quis me vacinar, até porque o vírus da gripe H1N1 não espera”, ressaltou.

A gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Carmem Muniz, informou que quem tomou a vacina na campanha passada está imune ao vírus da gripe por um período de um ano. Ela disse ainda que a vacina não é para pessoas que apresentarem sintomas como febre alta, acompanhado por dores musculares e articulares, dor de cabeça, dor de garganta e coriza.

Carmem esclareceu que as pessoas que apresentarem sintomas devem procurar o hospital para fazerem uma avaliação e exame laboratorial e caso confirme ser o vírus H1N1 serão tratadas com o antiviral Tamiflu. “A vacina para a gripe é preventiva e não para tratamento. Por isso é realizada a campanha antes do período sazonal (ou de chuva)”, ressaltou.

Ela comentou ainda que durante a campanha o público alvo deve se vacinar, mas, no decorrer do ano até a próxima campanha, as vacinas contra o vírus da gripe H1N1 disponíveis nos postos de saúde são para crianças, gestantes e puérperas.

Sintomas e recomendações

Considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a influenza é caracterizada por febre alta de início súbito, acompanhado por intensas dores musculares e articulares, dor de cabeça, dor de garganta e coriza.

A gripe é transmitida pessoa a pessoa, ao falar, tossir, espirrar, e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfície e objetos. Portanto, é recomendável a lavagem frequente das mãos, o uso de álcool gel, evitar aglomerados e a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso.