Cotidiano

Roraima possui mais de 2 mil conexões operacionais de energia solar

Os investimentos nesse setor ultrapassaram a marca de R$ 200 milhões

Roraima está rapidamente se estabelecendo com o uso de energia solar. Recentemente, atingiu um marco ultrapassando a marca de 39 megawatts de potência instalada na geração própria de energia solar. São mais de 2 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 13 municípios do estado.

De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), desde 2012, essa modalidade energética tem sido um catalisador significativo para o desenvolvimento socioeconômico de Roraima. 

Os investimentos nesse setor ultrapassaram a marca de R$ 200 milhões, e mais de 1,1 mil empregos foram gerados. Essa ascensão não apenas impulsiona a economia local, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental.

Atualmente, mais de 3 mil consumidores de energia elétrica em Roraima já estão desfrutando dos benefícios da energia solar, que incluem não só a redução na conta de luz, mas também uma maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o avanço da energia solar é crucial para o desenvolvimento integral do Brasil. Ele enfatiza que a tecnologia fotovoltaica não só diversifica o suprimento de energia elétrica do país, mas também reduz a pressão sobre os recursos hídricos e minimiza o risco de custos elevados na conta de luz para a população.

“O estado de Roraima está se tornando um centro importante para o desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica oferece um potencial significativo para a geração de empregos, atração de investimentos privados e mitigação das mudanças climáticas”, comenta Koloszuk.

O CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, ressalta que o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e o protagonismo internacional do Brasil. Além disso, ele destaca os benefícios diretos para as famílias, como a redução dos custos com energia elétrica, e para os setores produtivos brasileiros, que ganham em competitividade.

“A energia solar é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país. Temos uma oportunidade imensa de utilizar essa tecnologia em programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, e na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos. Além disso, seu uso em prédios públicos pode ajudar a reduzir os gastos governamentais com energia elétrica, liberando recursos para investimentos prioritários em saúde, educação e segurança pública”, conclui Sauaia.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.