Cotidiano

Roraima é declarada área livre de aftosa

A assinatura da instrução normativa que reconhece esse status era aguardada desde o final do ano passado

A governadora Suely Campos anunciou que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, assinou, agora há pouco, o Reconhecimento Nacional do Estado de Roraima como livre de Febre Aftosa com vacinação. A solenidade ocorreu em Brasília. O presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Vicente Barreto, representou a governadora durante a assinatura da Instrução Normativa n° 16, portaria.

“Isso comprova o eficiente trabalho que foi desenvolvido pelo Governo para conseguir livrar Roraima da Febre Aftosa. Nesses últimos dois anos, atendemos todas as recomendações do ministério para alcançarmos essa vitória, junto com nossos produtores”, comemorou.

 

A confirmação do status livre de aftosa ocorreu no final do ano passado, quando o Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado da auditoria realizada em Roraima e que conferiu à Aderr a nota 95, reconhecendo todo o esforço e investimento feitos pelo governo para estruturar a agência e incentivar a vacinação do rebanho, que registrou cobertura recorde no período.

Na última etapa da vacinação, a cobertura vacinal foi de 763.225 animais, perfazendo um total de 97,3% do rebanho bovino. “Esse é um número excelente, já que o Mapa exige 90% de animais imunizados para autorizar o status de livre da doença”, observou o presidente da Aderr, Vicente Barreto, ao lembrar que os produtores têm até o dia 30 deste mês para novamente vacinar o rebanho.