Presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros visita estande roraimense no último dia de evento. (Foto: Elane Oliveira)
Presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros visita estande roraimense no último dia de evento. (Foto: Elane Oliveira)

A comitiva de Roraima retornou da Abav Expo – a maior feira de turismo da América Latina, realizada no Riocentro entre 8 e 10 de outubro – com foco em networking e novas oportunidades de negócios. O estande de Roraima destacou o ecoturismo, produtos indígenas e iniciativas turísticas inovadoras do estado, em um evento que contou com a presença dos 26 estados e do Distrito Federal.

Empresários, agentes e associados do estado buscaram na feira a troca de experiências e a expansão de seus negócios. Uma das iniciativas que obteve destaque foi o projeto Turistea, estreante no evento.

Turistea: Capacitação para o Turismo Inclusivo

Jane Lira, psicopedagoga e uma das coordenadoras do Turistea, explicou que o projeto visa capacitar profissionais (guias, agentes, rede hoteleira, etc.) para oferecer um atendimento humanizado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa promove a capacitação e, em parceria com a Secretaria de Turismo, realiza passeios práticos. Segundo a coordenadora, o projeto leva crianças e adolescentes atendidas pelo programa Teamar (de 3 a 18 anos) para conhecer pontos turísticos da cidade.

Durante a Abav Expo 2025, o Turistea anunciou seu curso online, que será gratuito e contará com nove módulos. O material, que está em fase de gravação, abordará desde o entendimento do autismo e os direitos no turismo até noções de primeiros socorros, recepção e roteirização de passeios para este público.

Jane Lira avaliou a receptividade do projeto: “Fomos bem aceitos, as pessoas ficaram encantadas. Secretários de outros estados convidaram para que apresentássemos o projeto em suas regiões. Nosso objetivo é que a capacitação seja amplamente utilizada para que o turismo inclusivo não seja um diferencial apenas do nosso estado.”

Balanço da Participação Estadual

A presidente da Abav RR, Lena Matos, avaliou a participação do estado, mencionando a realização de parcerias e a troca de contatos com empresários interessados.

“Para nós de Roraima foi gratificante. Fizemos vários negócios aqui no estande e trocamos contatos com muitos empresários interessados. Acredito que a participação traz bons resultados tanto para o estado quanto para as empresas,” afirmou a presidente, que também representa a empresa Roraima Adventures.

A Abav RR reforçou que a participação na 52ª edição da Abav Expo trará benefícios ao ramo de turismo roraimense, gerando “contatos, experiências e bagagem para seguirmos aprimorando o nosso ramo”.

A Logística da Feira no Norte

Em coletiva de imprensa, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, e representantes do Sesc RJ e da Subsecretaria de Turismo do Rio de Janeiro divulgaram o balanço prévio da feira: 31.916 visitantes nos dois primeiros dias e mais de 3.000 reuniões de negócios.

Questionada sobre a possibilidade de levar a Abav Expo para a Região Norte, Ana Carolina explicou que, apesar do interesse, a logística e a infraestrutura dos estados do Norte ainda são um obstáculo.

“Pela nossa vontade, gostaríamos de estar em todos os estados, mas para realizar a feira, precisamos de um convite, espaço e logística adequados. Por enquanto, teremos que deixar esse pensamento para depois, mas seria muito produtivo levar o evento para a Amazônia,” disse a presidente da Abav Nacional.

O diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz, comentou a possibilidade de sediar o evento:

“Seria uma honra receber, mas reconhecemos os desafios logísticos e de infraestrutura que ainda temos. Roraima é um destino jovem, que se prepara para o turismo. Estamos evoluindo para que no futuro tenhamos a infraestrutura, como hotéis, pousadas e profissionais em maior número e melhor qualidade, para atender a um evento dessa magnitude.”

Muniz finalizou destacando que a participação na Abav Expo é essencial para a evolução do setor no estado. “Roraima compreende a dinâmica e a competitividade entre os destinos turísticos. O mais importante para nós é integrar essa grande rede, elevar nossos produtos, empresários e rotas turísticas, viabilizando um fluxo turístico maior para o nosso estado.”

Coordenadora do Turistea, Jane Lira comemora a projeção do projeto na Abav Expo 2025. (Foto: Elane Oliveira)