Cotidiano

Rede estadual de ensino está com matrículas abertas

Processo deve ser realizado nas escolas estaduais em que os alunos vão estudar; O período encerra em 13 de janeiro

Iniciou nesta segunda-feira (9) o período de matrículas na rede estadual de ensino. São ofertadas 22.697 vagas na capital, interior e áreas indígenas.

As matrículas devem ser realizadas diretamente nas secretarias das escolas públicas em que o aluno vai estudar. O período encerra em 13 de janeiro.

Durante o procedimento de matrícula, é necessário apresentar cópia e original do histórico escolar ou guia/declaração de transferência; CPF do aluno (se tiver) ou RG, ou certidão de nascimento do aluno.

Também é necessária a apresentação do RG e CPF do pai, mãe ou responsável legal do aluno; comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado (não obrigatório); cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Devido à pandemia de covid-19, a Secretaria de Educação orienta que os cartões de vacina sejam apresentados no instante da matrícula para posterior levantamento de dados sobre a vacinação dos alunos.

Para as escolas localizadas nas zonas urbana e rural dos municípios estão sendo ofertadas 8.981 vagas, sendo 2.913 para o ingresso no 6° ano do Ensino Fundamental, 2.638 para a 1ª série do Ensino Médio e 3.430 para a EJA.

Para a educação escolar indígena foram disponibilizadas mais 6 mil novas vagas.

Central de Matrículas

Caso a pessoa responsável não consiga matricular o aluno próximo de casa durante o período, a Secretaria de Educação disponibilizou uma Central de Matrículas, no antigo prédio da Escola Princesa Isabel, na Av. Silvio Botelho, n° 249 (antiga Escola Princesa Isabel, próximo ao terminal de ônibus), no Centro da capital.

Na Central, será identificada a escola mais próxima da residência do aluno e de lá o pai já sairá com o encaminhamento necessário para fazer a matrícula na instituição de ensino.

Colégios militarizados

Os 4.217 estudantes sorteados publicamente para os 20 colégios militarizados e para as escolas Euclides da Cunha e Lobo D’Almada, também devem formalizar as matrículas das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Os alunos foram divididos pelas iniciais dos nomes, conforme cronograma abaixo:

09/01/2023

  • Manhã – A. B. C
  • Tarde – D, E, F

10/01/2023

  • Manhã – G, H, I
  • Tarde – J, K, L

11/01/2023

  • Manhã – M, N, O
  • Tarde – P, Q, R

12/01/2023

  • Manhã –  S, T, U, V
  • Tarde – W, X, Y, Z

13/01/2023

  • Chamamento da Lista de Espera