Cotidiano

Rede Arte na Escola promove evento na UFRR

A programação gratuita inclui palestras, debates, mesas-redondas e oficinas que serão realizadas a distância, por conta da pandemia

Rede Arte na Escola promove evento na UFRR Rede Arte na Escola promove evento na UFRR Rede Arte na Escola promove evento na UFRR Rede Arte na Escola promove evento na UFRR

“Tramas do contemporâneo na arte da região Norte: pandemia, fraturas e subjetividades”, esse é o tema do Encontro Regional Norte da Rede Arte na Escola que esse ano será sediado na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento ocorrerá de a partir dessa segunda-feira (03) até dia  5 de maio de forma virtual. 

“A escolha se deu pelo desejo de compreender os processos de ensino no campo das artes na região Norte e como a pandemia tem operado sobre os profissionais, artistas e pesquisadores. A partir da ideia da contemporaneidade, como um território arenoso, impreciso e inconstante, o evento colocará em discussão a região como um espaço complexo e profícuo no que diz respeito aos bens culturais e às interações com a realidade do professor de artes nas redes municipal, estadual e privada de ensino”, elucida o professor Francisco Alves, coordenador geral do Polo Arte da UFRR. 

O encontro é articulado pelo Instituto Arte na Escola. A programação gratuita inclui palestras, debates, mesas-redondas e oficinas que serão realizadas a distância, por conta da pandemia. “Ao longo dos anos o Polo Arte UFRR tem oferecido formação contínua e de qualidade para os docentes em Artes do estado de Roraima. O fato do Instituto Arte na Escola-SP convidar a Universidade para sediar o Encontro Regional representa um significativo reconhecimento da trajetória do Programa na instituição”, ressalta.   

Programação

Dia 4 de maio, o fotógrafo Miguel Chikaoka ministra a oficina online Brincando com a Luz. A atividade será às 15 horas (horário de Brasília). A oficina será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto.  

A programação também contará com a palestra Arte e Processos Criativos na Amazônia, às 19h30 (horário de Brasília), também dia 4. Estas atividades serão abertas ao público em geral – para participar, basta se inscrever.  

Os demais eventos da agenda serão exclusivos para educadores participantes nos Polos da Rede Arte na Escola de todo o país. Todos os participantes receberão certificados. 

“Um encontro dessa envergadura em meio a uma crise sem precedentes, muito mais pelos sucessivos ataques que a região vem sofrendo, ganha um caráter especialíssimo porque as trocas e reflexões devem, naturalmente, convergir para o fortalecimento da atuação coletiva”, diz Chikaoka, fotógrafo renomado da região Norte do país.  

Chikaoka fundou a Associação Fotoativa e a Agência Kamara Kó. Seu processo de trabalho é pautado em abordagens que buscam tensionar experiências com a luz para além das fronteiras da fotografia. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e, em 2015, o Prêmio Marcantonio Vilaça/MinC/Funarte.   

Rede Arte na Escola 

A Rede Arte na Escola ativa o circuito da arte-educação no Brasil há mais de 30 anos, conectando arte-educadores, artistas e interessados no ensino da arte e da cultura brasileira. Hoje são 33 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 33 cidades e 17 estados do país. Cada Polo desenvolve uma série de ações de formação para educadores, levando em consideração as características regionais do local em que está situado.  

A cada dois anos, os Polos se reúnem nos Encontros Regionais da Rede Arte na Escola, para socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no país. Os Encontros Regionais valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como esta repercute em contextos educativos. 

“As trocas de experiências entre os polos da região Norte intentam pôr em cena possibilidades de construção de diálogos e parcerias que instrumentalizem o cotidiano do docente em sala de aula (mesmo a sala de aula virtual, por conta da pandemia de Covid-19)”, ressalta Francisco Alves, coordenador do Polo Arte na Escola da UFRR. 

Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola – 2020/2021 que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix e BIC. A realização fica por conta do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 
 
Polo Arte na Escola da UFRR 

O Polo UFRR foi implantado em 2004, fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Roraima e o Instituto Arte na Escola. Sua missão principal na região Norte é a implementação e disseminação de ações que contribuam, no âmbito do ensino das Artes, para a melhoria da educação básica através do acesso aos recursos didáticos por ele disponibilizados. 

O programa de extensão Polo Arte na Escola da UFRR possui uma proposta de formação e qualificação docente para o campo das Artes. O Polo é vinculado a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), com o objetivo de: proporcionar a integração entre educadores da Educação Básica e estudantes de Roraima no ensino da arte e discutir perspectivas e avanços no ensino e na pesquisa do fazer artístico no Estado.  

No ano de 2009, com a criação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRR, os docentes do curso passaram a integrar o Polo como uma forma de ampliar as possibilidades formativas. Atualmente, o programa é coordenado pelo professor Francisco Alves Gomes e conta com a coordenação pedagógica dos professores Anderson dos Santos Paiva, Adriana Moreno Rangel e Leila Adriana Baptaglin. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.