Cotidiano

Quintais Sustentáveis beneficiou 15 famílias carentes

A ideia de implantar nos quintais de pessoas em situação de vulnerabilidade social hortas orgânicas, já beneficiou cerca de 15 famílias em Roraima. O projeto que leva o nome de Quintais Sustentáveis, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), firma parcerias e tem o pesquisador da Embrapa Rafael Porto como idealizador, existe desde 2017 e incentiva, além da produção da agricultura familiar, a adoção de hábitos saudáveis. 

Porto explica que a produção é voltada principalmente para o consumo das famílias carentes envolvidas no projeto, mas é possível vender parte da produção excedente em feirinhas de experiência piloto, organizadas dentro da Embrapa para que os funcionários possam comprar esses itens.

“São famílias que estão começando na agricultura, portanto são produções pequenas e não apresentam grandes escalas para quem possam ser vendidas a uma comunidade maior. Objetivo principal é suprir as necessidades alimentícias em casa, e o que sobra vende nas feirinhas”

A ideia que gira na produção orgânica é incentivar que as famílias também façam suas próprias mudas, caminhando para o plantio de hortaliças não convencionais, que não precisam de cuidados exigentes de plantio e podem ser consumidas por todos.

Sebrae é parceiro na Semana dos Alimentos Orgânicos

O Sebrae também atua como parceiro na campanha “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. Na sexta-feira, 31, das 14h30 às 17h30, o Sebrae sediará, no edifício Airton Dias, o encontro com as Organizações de Controle Social OCS, registradas no Ministério da Agricultura.

De acordo com Alberto de Almeida Costa, gerente da Unidade de Competitividade (Ucompe), o objetivo é identificar e debater sobre as demandas e potencialidades do mercado de alimentos orgânicos em Roraima. O Sebrae atende atualmente a 80 produtores do PA Nova Amazônia com consultorias, suporte para comercialização e orientação técnica. “Eles produziam de forma tradicional, e hoje a produção é toda Agroecológica”, afirmou.

Para 2019, a prospecção de potenciais produtores serão nos município de Rorainópolis e Alto Alegre. “Já fizemos duas visitas aos municípios e identificamos 25 produtores com potencial para agricultura agroecológica. Essa é uma demanda com nicho no mercado e queremos preparar os agricultores”, ressaltou Alberto.

Sexta-feira, 31, também acontece o Curso de Introdução ao uso da homeopatia no meio rural, das 8h30 às 12h no Rancho da Luz. O Encerramento da XV Semana Nacional do Alimento Orgânico será no sábado, 1º de junho, das 14h30 às 19h, no Garden Shopping.