Cotidiano

Prorrogadas as inscrições para a Conferência da Terra na UFRR

As informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://ufrr.br/confdaterra/, na opção ‘Inscrições’

As inscrições de trabalhos relacionados ao meio ambiente, para participação na oitava edição da Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente, foram prorrogadas até o dia 31 deste mês. Esse evento acontecerá em Boa Vista, nos dias 18, 19 e 20 de setembro no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

O tema ‘Línguas, Ritos e Protagonismos nos Territórios Indígenas’ foi decidido pelo fato da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ter escolhido o ano de 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, com a finalidade de apoiar e fortalecer a conscientização global da preservação, revitalização e promoção das línguas originárias no planeta.

O professor da UFRR, Antônio Veras, um dos coordenadores da Conferência da Terra, explicou que o evento é baseado em 23 eixos temáticos como tradições indígenas; sistemas produtivos; migrações humanas; a questão da terra; educação e sustentabilidade; políticas públicas e projetos; educação e línguas; mudanças climáticas, dentre outros temas principais e transversais.

“A escolha de Boa Vista para sediar esse evento se deve ao fato de sua expressão junto aos povos ancestrais, cujo domínio ocupa 50% do território estadual. São 11 etnias ocupando 32 terras indígenas em Roraima, destacando-se os territórios Yanomami, São Marcos, Waimiri-Atroari e Raposa Serra do Sol”, comentou Veras.

Ele esclareceu que os interessados terão até o dia 31 deste mês para fazer a inscrição de artigos, conforme o tema dos eixos, que serão avaliados e os autores dos trabalhos irão participar como ouvintes e apresentando seus trabalhos de maneira oral na UFRR. As informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://ufrr.br/confdaterra/, na opção ‘Inscrições’.

“A Conferência da Terra 2019 vai reunir pesquisadores, professores, representantes de instituições governamentais e não governamentais nacionais e internacionais”, ressaltou o professor. Ele disse que o evento, a maior atividade socioambiental acadêmico-científico, é uma realização da Universidade Federal de Roraima em parceria com várias outras instituições. 

Os resultados e metas previstas com a conferência incluem ampla divulgação no Brasil e exterior e a publicação dos trabalhos apresentados como capítulos nos livros e-books, com ISBNs e selo da Editora UFRR.