Cotidiano

Projeto irá ofertar exames de vista e óculos a alunos da rede municipal

Programa Bem-te-vi foi lançado nesta quinta-feira (20)

Crianças matriculadas na rede municipal de ensino em Boa Vista, irão passar por consultas oftalmológicas e receber óculos de forma gratuita para quem precisar. A iniciativa integra o programa Bem-te-vi, lançado nesta quinta-feira (20) na Escola Municipal Palmira Machado, no bairro Araceli Souto Maior, zona Oeste de Boa Vista.

O projeto ocorrerá em parceria das secretarias municipais de Educação e Cultura (SMEC) e Saúde (SMSA). A Saúde municipal estima que aproximadamente 7 mil crianças al já tenham alguma dificuldade de enxergar na capital. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) o projeto irá melhorar o aprendizado de crianças que tenham problemas de visão.

“Das 48 mil crianças da rede municipal de ensino, estima-se que 38 mil nunca fizeram uma avaliação da capacidade de enxergar. Isso gera desinteresse durante as aulas e faz com que as crianças tenham dificuldade na interação com as outras pela dificuldade de visão”, afirma o prefeito.

Para a empresária Cristiane Pereira, o projeto será importante para que a filha e outros alunos da rede municipal consigam aprender sem nenhum entrave.

“É muito importante porque irá acolher as crianças desde a base e vai melhorar o aprendizado, facilitando tanto para elas quanto para nós, que somos pais e queremos que elas consigam evoluir”, afirma a empresária

A ação será feita de forma itinerante em todas as escolas de Boa Vista e será dividida em três etapas: triagem, em que as crianças serão analisadas por um equipamento que avaliará se elas tem alguma alteração na visão, exames com oftalmologista e a escolha da armação dos óculos para quem tiver com problemas de visão. Após o diagnóstico, os óculos poderão ser retirados em 30 dias.