Cotidiano

Profissionais realizam Semana da Psicologia no HGR

Primeira edição do evento celebra os 60 anos da profissão no país, em especial aos psicólogos que atuam no Hospital Geral de Roraima desde 2004

Durante esta semana, até o dia 26, a equipe de psicólogos do Hospital Geral de Roraima (HGR) está promovendo a primeira Semana Alusiva ao Dia do Psicólogo, em especial os que atuam no HGR. O dia do psicólogo é celebrado no dia 27 de agosto, próximo sábado.

O evento é voltado para a profissão dentro do âmbito hospitalar e celebra os 60 anos da profissão no país, atuando efetivamente no Hospital Geral de Roraima desde 2004.

A programação traz palestras, dinâmicas, debates e panfletagem dentro do hospital. Os temas são voltados para a importância do cuidado a saúde mental do servidor. 

“É um evento interno, para os profissionais que trabalham no HGR, para aqueles que podem participar porque sabemos que no hospital é uma correria. Mas é um evento para divulgação e celebração, com as palestras no período da manhã”, disse Cristina Silva de Macedo. 


A programação traz palestras, dinâmicas, debates e panfletagem dentro do hospital. (Foto: Divulgação)

DIA DO PSICÓLOGO 

No dia 27 de agosto, celebra-se a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Esse profissional pode atuar em vários campos, como na psicologia clínica, hospitalar, esportiva, escolar, organizacional, dentre outros. 

Os objetivos se modificam ligeiramente em cada uma dessas áreas, mas, no geral, o psicólogo tem a intenção de ajudar as pessoas a cuidar da sua saúde mental através do autoconhecimento, desenvolvimento de capacidades socioemocionais e aprimoramento do laço do indivíduo com seu mundo interior. 

Para a sociedade, a atuação do psicólogo é indispensável. A psicologia proporciona o entendimento de como os seres humanos constroem as suas histórias pessoais e a história do mundo onde habitam, além de analisar como o seu relacionamento com o passado interfere na sua vivência atual. 

Tudo isso ajuda o psicólogo a compreender os dilemas e conflitos interiores de seus pacientes. Deste modo, o profissional consegue direcioná-los para a superação desses impasses conforme as técnicas e metodologias da abordagem psicológica estudada.