Cotidiano

Profissionais de saúde passam por treinamento sobre acidentes ofídicos

O objetivo é capacitar profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina sobre o manejo de acidentes ofídicos

O Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR) será sede de um treinamento sobre acidentes ofídicos voltado para os profissionais da área de saúde. O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

O treinamento é uma iniciativa do grupo Snakebite Roraima, coordenado pela professora do curso de Medicina, Manuela Pucca. O objetivo é capacitar profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina sobre o manejo de acidentes ofídicos.

Acidente ofídico ou ofidismo é o causado por serpentes, de espécies peçonhentas, ocorrendo quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através das presas, levando a alterações na região atingida. O ataque de algumas espécies podem levar a óbito, principalmente se o socorro não for adequado.

Alguns assuntos abordados no curso serão a identificação de serpentes, manejo clínico do acidente ofídico, cuidados com o local da picada, avaliação das complicações e sequelas, além de simulações de acidente e discussões sobre exames laboratoriais específicos para ofidismo.