Cotidiano

Professores cobram melhorias na educação indígena 

Os docentes estão em manifestação e no aguardo do Governador para conversar; lideranças aproveitaram a oportunidade para pedir a troca do secretário dos Povos Indígenas para Evandro Pereira

Os professores e lideranças estão em manifestação por melhorias na educação indígena, nesta segunda-feira (15) em frente ao Palácio do Governo, Centro Cívico. De acordo com eles, há pouco investimento nas escolas e a secretaria dos Povos Indígenas deve ter outro secretário.

As lideranças estão reunidas para cobrar material escolar e reforma nas escolas. O coordenador da região das Serras, Evanildo, contou sobre as dificuldades enfrentadas em escolas das regiões indígenas.

“A maior dificuldade da educação são as escolas com estrutura danificada, falta de professores. Tem umas escolas que os alunos estão se molhando, falta cadeira, falta caderno. Os Ye’kuana, falta apoio para deixar material escolar, da gasolina, tem que ver a voadeira, porque é maior dificuldade”, relatou.


Coordenador da região das Serras, Evanildo, destacou que a estrutura das escolas é precária. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Há duas semanas, uma denúncia foi feita à FolhaBV sobre falta de material e suporte na educação indígena. Além disso, as lideranças também cobram a mudança no cargo de secretário dos Povos Indígenas. A sugestão de nome é Evandro Pereira.

“Se tratando do movimento dos povos indígenas de Roraima é uma oportunidade boa. O governador tem uma oportunidade boa de realizar o apaziguamento com os indígenas. A secretaria foi uma reivindicação nossa lá atrás, da Sodiurr [Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima]. Hoje nós temos uma secretaria, mas não temos alguém lá dentro que seja do movimento indígena. Essa é a nossa reivindicação”, ressaltou Pereira. 

As lideranças e o governador de Roraima, Antonio Denarium, já tiveram uma reunião no dia 20 de abril para falar sobre a mudança na pasta. De acordo com os indígenas, Denarium ficou de analisar a proposta e dar resposta, porém, pela demora, estão no aguardo do governador para um novo encontro.


Evandro Pereira é o nome sugerido pelas lideranças indígenas para o cargo de secretário dos Povos Indígenas. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)