Boa Vista

Professores alegam déficit e cobram nomeação de aprovados em concurso da Educação

Comissão alega que prefeitura tem colocado professores como horistas por tempo indeterminado em vez de convocar os aprovados no certame

Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista (Foto: Yan Costa/Semuc)
Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista (Foto: Yan Costa/Semuc)

Professores concursados pelo edital 01 de 2022, da Prefeitura de Boa Vista cobram a convocação imediata dos aprovados no certame. O grupo alega que há falta de professores na rede municipal de ensino, com 425 vagas. Destas, 75 são da lista principal e 350 do cadastro reserva. Uma manifestação foi convocada para esta quarta-feira (17), às 9h, em frente à sede do Executivo.

“Um dos nossos focos é que a prefeitura tem colocado professores da rede como horistas por tempo indeterminado sendo que existe professores aprovados no concurso”, explica Sandra Oliveira, professora membro da comissão.

O certame, anunciado em novembro de 2022, previa 771 vagas para os cargos de professor pedagogo, de Educação Física e arte-educador. Esse foi o primeiro concurso público da gestão de Arthur Henrique (MDB).

“Os profissionais aprovados e aguardando convocação sentem a urgência de contribuir para a qualidade da educação em nossa capital e estão mobilizados para expressar suas demandas de forma pacífica e democrática”, alega a comissão.

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Boa Vista para responder sobre as reivindicações apresentadas pelos professores, mas o Executivo não retornou até o fechamento da matéria.