EDUCAÇÃO

Professora roraimense recebe título de Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal

Solenidade ocorreu na cidade do Porto em Portugal

Professora roraimense recebe título de Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal
Publicidade
Publicidade

A professora roraimense Pétira Maria Ferreira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), recebeu o título de Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal, em razão do serviço prestado na área da educação. A solenidade ocorreu em novembro deste ano em Orfeão do Porto, em Portugal.

Na mesma ocasião, a docente também recebeu da London Writers Society (LT) com a Associação Literarte Internacional de Escritores e Artistas o título de Membro Acadêmico Internacional, regido por cláusulas estatutárias da associação que reconhece internacionalmente o valor cultural da professora destacada em 2023.

À FolhaBV, Pétira afirma que o prêmio em questão representa um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, no Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no ensino superior. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Essa premiação representa para mim um sonho concretizado e que o poder público, as universidades, o Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa vejam esses trabalhos de professores que são destaques a nível nacional e internacional. Valorizem mais, devido às experiências e destaques que trazem para nosso Estado, levem a sério tudo isso”, destacou.

A docente também ressaltou a importância em compartilhar informação com os demais. “Tive a oportunidade de passar por várias áreas em minha vida como professora, fazendo meu trabalho com amor, vestindo a camisa em prol da educação e me dedicando em várias áreas. Hoje sou escritora, poetisa, artista, produtora cultural, projetista, trabalho com formação de professores em artes, oficinas, currículos e outras coisas mais. Estar sempre ajudando o outro, não deixar esse conhecimento só para si, mas dar as mãos e compartilhar com o outro suas experiências e vivências e deixar esses registros publicados em livros”, acrescentou.

Ano passado, Pétira Maria foi convidada a ocupar a cadeira nº 90 na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) (Foto Arquivo pessoal)

PERFIL – Nascida em Boa Vista (RR), a professora Pétira Maria é doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos. Possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos, especialidade em Psicopedagogia pela Universidade Faceten e atualmente é especializada em Arte Educação pela Faculdade Campos Elíseos em São Paulo. 

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Campos Elíseos em São Paulo. É participante de grupos de Estudo e Pesquisa como “Conectando Saberes” de Roraima, “GMEPAE” da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo de Escritores de Roraima.

Ano passado, Pétira Maria foi convidada a ocupar a cadeira nº 90 na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA), pelo presidente, professor e escritor Rômulo Sena. A docente já recebeu o título de Chanceler de Artes e Literatura em Londres na Inglaterra e foi imortalizada como membro da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Publicidade