Cotidiano

Procons iniciam campanhas de orientação a consumidores  

Equipes dão dicas a fim de evitar dor de cabeça nas compras durante semana de promoções

Conscientizar clientes e lojistas sobre a semana de promoções da Black Friday, que segue até a próxima sexta (26), é a proposta da ação do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com distribuição de panfletos informativos para consumidores e adesivasão no comércio

A expectativa pelos dias de descontos já tem levado o consumidor a pesquisar e comparar os preços nas lojas. A dona de casa Lindomara de Brito Silva não perdeu tempo. Ela aproveitou o dia para pesquisar os produtos que planejou comprar nesse período.

“Eu sempre percorro as lojas para comparar os preços, sempre pesquiso. Quando vou comprar, já sei o que vale e o que é ‘fraude’. Isso evita que eu caia em golpes ou algum tipo de propaganda enganosa”, explicou. 

Os saldões, às vezes, podem causar algum transtorno. O cliente que se sentir lesado, pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor. A cada edição da Black Friday, o Procon intensifica a fiscalização e proteção aos consumidores para que eles aproveitem a data com mais segurança.  

A diretora administrativa do Procon, Edilamar Duarte, ressaltou a importância da campanha educativa. “Essa ação foi pensada para atender aos consumidores que querem aproveitar a semana de promoções, sabendo dos seus direitos. É muito importante que todos tenham ciência”, observou.

Uma loja de roupas na Avenida Sebastião Diniz, no Centro da capital, já sentiu a diferença da procura dos clientes pelas promoções na semana Black Friday. Com o ritmo de atendimento mais frenético, os vendedores estão na expectativa de aumento nas vendas.  

“A loja já se programou para evitar o corre-corre do último dia de promoção. Os clientes entram e já têm consciência do que vão comprar. Os dias serão muito produtivos”, informou o vendedor Luciano Amarante. 

O Procon orienta que se o consumidor se sentir lesado ou tiver qualquer problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento do prazo de entrega e propaganda enganosa, pode acionar o órgão para registrar queixa pelos canais de atendimento, no WhatsApp (95) 98401-9465, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo site al.rr.leg.br/procon e presencialmente, na sede do Procon, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. 

Durante esta semana, as equipes do Procon Assembleia irão distribuir panfletos aos consumidores em pontos estratégicos da cidade.

O Procon Boa Vista também está orientando os consumidores para que tenham muita cautela na Black Friday. A secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista – Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, esclarece que a intenção do órgão é auxiliar os consumidores com informações para que façam boas compras e aproveitem a “black friday”, seja na forma presencial ou virtual (em sites ou redes sociais), sem prejuízos financeiros e aborrecimentos.

Dicas do Procon Boa Vista:

Ao fazer compras pela internet, nunca utilizar computadores de acesso público. Observar a segurança da página, ao clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.

O site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para ser contactada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Ao finalizar as compras, prefira pagar com cartão de crédito e muita atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informar seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais e desconfie de lojistas que solicitam essas informações.

A secretária alerta que nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve observar os prazos de entregas e formas de pagamentos, devido aos inúmeros golpes aplicados por pessoas e “empresas” fakes. “O consumidor deve ter cuidado com links enviados por aplicativos e e-mails, que podem ser armadilhas criadas por hackers para coletar informações e senhas pessoais dos consumidores. A dica é não abrir esses links suspeitos”, disse Sabrina.

Ao adquirir os produtos via on-line ou de forma presencial, os consumidores devem exigir sempre a nota fiscal para eventual abertura de reclamação nos Órgãos de Defesa dos Consumidores, e não deixar de verificar as condições de uso do produto e prazos de validade. 

O consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor – CDC, estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete.

Nas compras em lojas físicas, vale a política de troca de cada loja, que deve ser informada ao consumidor no ato da compra. Se o produto ou serviço apresentar vício ou defeito, as empresas ou fabricantes têm o prazo de 30 (trinta) dias para resolverem o problema, por meio do encaminhamento do produto para o conserto ou reparo. Conforme o CDC, se o problema não for reparado, o consumidor pode solicitar restituição da quantia paga, troca do produto por um novo ou abatimento no preço do produto que apresentou o vício ou defeito.

Outra dica importante é observar se o preço na oferta do produto é o mesmo na hora de efetuar o pagamento, seja em loja física ou pelos sites, considerando que o valor do frete pode tornar a compra inviável. O consumidor, também, deve verificar as condições oferecidas de pagamento, ou seja, se o valor da compra a pagar é à vista ou parcelado, quantidade de parcelas, e se esse parcelamento será feito pelo cartão da loja com juros.

Segundo Sabrina Tricot, o consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude, com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente lojas desconhecidas.

A reputação da loja pode ser verificada junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e Junta Comercial de sua localidade, e não esquecer de pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las por e-mail [email protected] , no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista https://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período de 8h às 14h.

O Procon Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar. O atendimento presencial está sendo realizado por meio de agendamento via Portal Cidadão da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.