Cotidiano

Procons fazem feirão de Renegociação de Dívidas em Roraima

A ação coordenada pelo Procon estadual contará com a parceira de algumas empresas 

RODRIGO SANTANA

Editoria de cidades 

O sonho de limpar o nome e se ver livre das dívidas, agora pode estar mais perto. Pela primeira vez o Procon Estadual está planejando a realização de um Feirão de Renegociação de Dívidas em Roraima, que está previsto para ocorrer na segunda quinzena do mês de outubro.

Os preparativos para o evento começaram a ser discutidos nesta terça-feira, 24, durante uma reunião do Procon Estadual e empresas que decidiram firmar uma parceria para participar da ação.

O coordenador do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, falou da importância da iniciativa para que as pessoas endividadas, que estão com seus nomes sujos, possam ter a possibilidade de renegociar suas dívidas conforme as possibilidades.

“Esperamos, com essa ação, atrair o maior número de pessoas que estejam interessadas em aproveitar as facilidades das renegociações, que foram estabelecidas com as empresas parceiras do Procon Estadual”, explicou.

Coutinho informou que as renegociações serão realizadas com agências bancárias, financeiras, lojas de veículos e instituições de ensino superior. A ideia é atingir as empresas com maior número de inadimplência. 

“Já tivemos o primeiro contato com representantes de agências bancárias e de instituições de ensino superior, que foram comunicadas da iniciativa. Eles já se comprometeram em participar do evento”, assegurou.

Por ser algo inédito no estado, Coutinho acredita que a ação irá proporcionar certa tranquilidade para os consumidores e também para o setor comercial, que hoje sofre com o alto índice de devedores.

“O consumidor pode comparecer no dia do evento para fazer a sua renegociação, onde serão oferecidas as melhores formas de quitação das dívidas conforme o orçamento de cada um. As empresas que participarem da ação também irão ganhar com iniciativa”, afirmou. 

Raimundo dos Santos, pró-reitor administrativo financeiro de uma instituição de ensino superior do estado, esteve na reunião com o Procon Estadual e confirmou a participação da faculdade no feirão.

“Esse feirão irá trazer um benéfico para as instituições de ensino superior, que possuem um grande número de inadimplência de alunos. Hoje existe uma dificuldade para renegociação das dívidas, mas acredito que com essa ação, vamos chegar a um resultado positivo”, disse.

Santos informou ainda que, além de participar da renegociação, a instituição de ensino superior está estudando a possibilidade de ceder o espaço físico para que seja realizada a Feira de Renegociação de Dívidas.

“Temos uma boa estrutura, com salas climatizadas, onde as empresas poderão montar suas bases de renegociações de dívidas. Os clientes vão se sentir confortáveis para tratar dos seus débitos, sem nenhum tipo de constrangimento”, garantiu.

A Folha entrou em contato com o Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), para saber se existe alguma ação de renegociações de dívidas programada para as próximas semanas, porém foi informada de que não existe nenhuma iniciativa em planejamento.

Mutirão pretende renegociar dívidas pela internet

Outra iniciativa que também vai ajudar na renegociação de débitos de consumidores é o mutirão de negociação de dívidas que acontece exclusivamente pela internet por meio da plataforma digital. O período de renegociação segue até o dia 30 deste mês. 

A secretária executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, disse que a renegociação é uma das principais formas que o consumidor tem para sair do vermelho, limpar o nome e voltar a ter poder aquisitivo.

“Essa opção, além da praticidade, permite a possibilidade de recuperação do poder de compra e retorno do consumidor ao mercado de consumo com maior responsabilidade. A população precisa estar ciente dos riscos do crédito irresponsável ou desnecessário”, orientou.

Sabrina disse ainda que o superendividamento se tornou um dos graves problemas sociais no Brasil, devido aos efeitos que causa na vida dos consumidores. O órgão recomenda utilizar a educação financeira como importante instrumento de prevenção para o consumidor não entrar no vermelho. 

Sabrina Tricot informou que o mutirão Online de negociação de dívidas é realizado pela Associação Brasileira de Procons, representada em Roraima pelo Procon Boa Vista, que é o atual Representante da Diretoria da Região Norte da Associação, juntamente com a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e os demais Procons brasileiros.

“A ação tem como objetivo quitar dívidas bancárias referentes aos cartões de crédito, cheque especial e financiamentos, entre outras, com taxas de juros menores e prazos maiores. A partir do pedido feito no site, o consumidor deverá receber uma resposta da negociação em até sete dias”, orientou.

Para fechar acordos juntos às Instituições financeiras, o consumidor deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br ou baixar o aplicativo no celular, em seguida fazer o registro com um login e senha. 

“Após essa etapa, a pessoa precisa selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. O consumidor deve relatar o problema informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas e usar a hashtag #MutiraoProconsBrasil”, destacou.

Outras informações, o interessado pode procurar o Procon Municipal de Boa Vista, que fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis – sala 02. O atendimento ocorre de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 18h00. (R.S)