Cotidiano

Procon orienta sobre compra de produtos e serviços

A recomendação de cautela na hora das compras se dá em função da variação de preços entre os estabelecimentos

Apesar do Dia de Finados ser uma data que mexe com a emoção das pessoas, o Procon Boa Vista orienta os consumidores a não comprar por impulso. O dia 2 de novembro costuma aquecer as vendas de flores, vasos, coroas e velas.

A data movimenta o comércio de produtos e serviços. Nesse período do ano, dezenas de ambulantes montam barracas em frente dos cemitérios para comercializar as mercadorias, muitas delas produzidas por artesãs da região.

A recomendação de cautela na hora das compras se dá em função da variação de preços entre os estabelecimentos. “O consumidor não deve comprar por impulso, no primeiro estabelecimento que encontrar o produto desejado”, disse a secretária-executiva de Defesa do Consumidor do Município – Procon Boa Vista, Sabrina Tricot.

Ela esclarece que, inicialmente, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços com antecedência para não ter surpresas, e estar atento ao tipo de flores que irão enfeitar os túmulos dos entes queridos.

Isso porque, o preço cobrado pelas flores naturais ou artificiais variam conforme a quantidade e tamanhos. Além disso, o consumidor deve observar se os produtos são importados ou nacionais, o que pode impactar no preço final.

O mesmo vale para a aquisição de velas, cujos valores diferem em função da embalagem e marca. A regra também se aplica para a compra de coroas ou jarros com flores.

“Nessa data especial a recomendação é não deixar para sair às compras no dia 2 de novembro, devido à grande procura, o que favorece o aumento de preços. Alguns produtos podem até dobrar o preço final”, alertou Sabrina

Se o consumidor quer economizar, a dica do Procon é fazer as compras com um ou dois dias de antecedência, pois poderá resultar em redução significativa no bolso.

SERVIÇOS

Outra dica do Procon é com relação à oferta de alguns serviços que aparecem durante o feriado de finados. Os planos de assistência funerária, por exemplo, não devem ser contratados por impulso. Antes de contratá-los, o consumidor deve fazer pesquisa de preços, observar a oferta de serviços e ter a certeza da necessidade da contratação.

Quem vai ao cemitério no Dia de Finados já deve ter observado um grande número de ambulantes, que buscam aumentar a renda com a comercialização de alimentos como lanches rápidos, bebidas, água, entre outros.

O Procon Boa Vista alerta para os cuidados necessários com a higiene dos alimentos comercializados. Em tempos de pandemia, os cuidados devem ser redobrados, além de levar álcool em gel, usar máscara o tempo todo.

O Procon Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar – sala 2. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h às 18h, de forma presencial, por e-mail [email protected] ou ainda pelos telefones: (95) 98403-0771, (95) 98400-4997 e (95) 98400-5720.

 Fonte: Semuc-PMBV