Cotidiano

Procon orienta consumidores sobre Mutirão de renegociação de dívidas 

Iniciativa vai até o dia 31, em parceria com a Proconsbrasil 

Consumidores que estão com dúvidas em atraso com instituições financeiras podem quitar seus débitos através do Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas, que teve início hoje, 7 e vai até o dia 31. 

A ação ocorrerá pelos canais internos dos bancos e pela plataforma de mediação de conflitos, com a participação de mais de 160 instituições financeiras, com apoio da Proconsbrasil, Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON e Procons por meio da plataforma Consumidor.gov.br. https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1646669159699 

Ao acessar a plataforma, o consumidor deve fazer o seu registro e aguardar a geração do login e senha. Em seguida, deverá relatar o problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas, informando as condições que possa pagar o valor devido. 

Ao finalizar o registro, o banco ou instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao interessado. Ao fim desse prazo para resposta do fornecedor, o consumidor terá o prazo de 20 dias para avaliar o retorno. 

“A intenção do mutirão é incentivar a negociação de dívidas vencidas e possibilitar a resolutividade da situação de inadimplência de centenas de consumidores. É importante que o consumidor aproveite o mutirão para quitar suas dívidas e sair do vermelho, voltando para o mercado de consumo com a sua saúde financeira em dia”, disse a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot. 

Além da negociação de dívidas, o consumidor terá acesso, no período, ao conteúdo exclusivo de orientação financeira preparado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), com sugestões de gerenciamento do orçamento doméstico, troca de dívidas mais caras por mais baratas e informações de como evitar o superendividamento de risco. O acesso poderá ser feito por meio da plataforma “Meu Bolso em Dia” no link https://meubolsoemdia.com.br. 

A Plataforma é totalmente gratuita e possui trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, com informações sobre índices de Saúde Financeira do Brasileiro, recomendação de conteúdo e, ainda, resgate de incentivos.  Ou seja, os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente. 

Importante ressaltar e esclarecer aos consumidores que poderão ser negociadas as dívidas em atraso que foram contratadas com bancos ou financeiras, sendo aquelas que estão em nome de uma pessoa natural (física) e aquelas que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo. 

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las por e-mail [email protected], no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista: http://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período de 8h às 14h. 

O PROCON Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (Antigo Terminal do Caimbé) – Avenida dos Imigrantes nº 1612, 1º andar, Buritis. O atendimento presencial está sendo realizado por agendamento via Portal cidadão da Prefeitura Municipal de Boa Vista.