Cotidiano

Procon orienta consumidor a não ser enganado na Semana do Brasil

Pelo terceiro ano, "Black Friday brasileira" promete descontos de até 70%. Campanha termina no próximo dia 13, mas algumas lojas podem estender as promoções

De 3 a 13 de setembro, a “Semana do Brasil”, campanha do Governo Federal e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, promete impulsionar o comércio brasileiro com preços imperdíveis e promoções tentadoras. Com isso, o Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) dá dicas para consumidores antenados na variedade de ofertas e que pretendem comprar produtos com descontos de até 70%.

Apesar da terceira edição da Semana do Brasil encerrar dia 13, alguns lojistas podem estender as promoções, contemplando o Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro.

Cliente assídua das compras online, a servidora pública federal Diéssika Maria Weber Mota, de 28 anos, está de olho nas ofertas. “Compro quase que mensalmente pela internet e isso foi intensificado no período da pandemia, pois com mais tempo dentro de casa e com o fechamento de algumas lojas, a compra virtual nos proporcionou essa comodidade. Sempre dei preferência às compras online pela variedade e melhor preço”, disse.

Os saldões de ofertas, às vezes, podem causar transtornos, mas o cliente que se sentir lesado pode recorrer aos órgãos de defesa. O alerta é importante e orienta os consumidores a não serem enganados. “O indicado é que o consumidor faça uma pesquisa de preços para constatar se a promoção reflete mesmo o menor valor do produto. É importante exigir a nota fiscal e verificar a política de trocas da loja”, alertou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

Segundo ela, as dúvidas mais comuns depois do período intenso de compras são sobre a troca de produtos. “Sempre reforçamos ao consumidor que trocar itens em promoção e em perfeito estado são liberalidades da empresa. Por isso, a importância de se conhecer a política de cada loja”, ressaltou.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização dos horários de funcionamento do comércio, diversas redes de franquia oferecem descontos, tanto nas lojas físicas quanto no comércio eletrônico, de até 70% em determinados produtos.

Segundo levantamento da consultoria E-bit Nielsen, em 2020, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 2,3 bilhões durante a Semana do Brasil – alta de 25% em relação a 2019. “A facilidade proporcionada pela internet favorece essas compras, inclusive aquelas feitas por impulso. Pesquisar é o caminho certo”, orientou Sobral.

Consumidores e empresas podem buscar orientação ao Procon Assembleia pelo WhatsApp (95) 98401-9465, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e no site do órgão (clique aqui).