FAZ PARTE DA HISTÓRIA

Primeiro feriado de Boa Vista é Dia de São Sebastião; Entenda o por quê

O santo defensor da Igreja é considerado padroeiro da capital roraimense

Estátua de São Sebastião na igreja do santo, no Centro de Boa Vista (Foto: Divulgação)
Estátua de São Sebastião na igreja do santo, no Centro de Boa Vista (Foto: Divulgação)

O primeiro feriado municipal de Boa Vista, anualmente, é o Dia de São Sebastião, uma festa católica celebrada em 20 de janeiro. Mas você sabe o por quê?

O feriado de São Sebastião está ligado à história da capital roraimense. De acordo com arquivos de Francisco Cândido, quando Roraima era Boa Vista do Rio Branco, no século XX, Guilhermina de Holanda Bessa, esposa de Severino de Holanda Bessa, pediu a intercessão do santo para evitar a morte dos gados de sua fazenda na região de Amajari. Em troca, ajudaria a construir uma capela dedicada ao defensor da Igreja.

“Natural de Milão, Sebastião foi um alto oficial do exército imperial. Diocleciano [imperador romano] o estimava pelas suas qualidades, mas não suspeitava que fosse cristão. Por isso, foi condenado, sobrevivendo às flechadas, mas foi açoitado à morte. Ajudou os cristãos encarcerados e converteu militares e nobres”,

explica o Vaticano sobre a vida de São Sebastião.

A promessa de Guilhermina foi atendida, mas seu esposo morreu e ela se viu obrigada a se mudar para Boa Vista com as duas filhas, Francisca e Cecília Bessa, conforme relata Candido.

Na atual capital, a senhora do capitão Bessa, da Guarda Nacional, sempre foi ativa na realização de festejos que arrecadavam fundos para a construção da capela junto à população. No entanto, ela morreu antes da conclusão da igreja e as filhas continuaram a campanha para construí-lo.

A inauguração, então, aconteceu no dia de São Sebastião, em 20 de janeiro de 1924, com uma missa celebrada pelo padre beneditino Odilon Munding.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ainda segundo os registros do jornalista e colaborador da FolhaBV, por três anos, Francisca e Cecília lideraram os festejos, promovendo novenas, arraiais e procissões em benefício da própria igreja. Em 1927, elas entregaram a capela à Prelazia de Boa Vista do Rio Branco, atual Diocese de Roraima.

Patrimônio histórico

Reconhecido com um patrimônio histórico para Boa Vista e ao estado de Roraima, em 1993, o prédio foi tombado. Já no ano de 2020, a igreja de São Sebastião foi reinaugurada após a sua primeira restauração. A missa solene foi presidida pelo cardeal e arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, junto ao então bispo de Roraima, Dom Mário Antônio.

Igreja de São Sebastião, está localizada no Centro da capital (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em 2024, a capela à São Sebastião completa 100 anos com uma programação que antecedeu o dia do padroeiro de Boa Vista em nove noites de oração. Para este sábado (20), a festividade inicia às 17h em frente à igreja, na avenida João Pereira de Melo, bairro Centro.