Cotidiano

Primeira edição deste ano do Caer Nos Rios é neste domingo

A partir das 7h, agentes, instituições e voluntários sairão do Porto Marina Meu Caso para limpar o rio Branco

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) realizará neste domingo, 7, das 7h às 12h, a primeira ação deste ano do projeto “Caer Nos Rios”. A partir do porto do restaurante Marina Meu Caso, no bairro São Pedro, zona leste de Boa Vista, agentes da Companhia e de instituições parceiras farão a coleta de resíduos acumulados no rio Branco. A população é convidada a participar.

A faculdade Cathedral, Farmácia Tocantins, Federação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh-RR) e Eletronorte são alguns dos parceiros. A Associação Global de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Boa Vista e a Cooperativa Unirenda são associações de catadores que selecionarão os materiais que poderão ser reaproveitados comercialmente.

O presidente da Caer, Danque Esbell, disse que quem quiser ser voluntário na ação precisará apenas passar protetor solar e usar boné para se proteger dos raios-ultravioleta. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 280 9520 ou no site www.caer.com.br .

“Vamos transportar os voluntários de maneira segura, com coletes salva-vidas e com poucas pessoas dentro de cada barco. Nosso objetivo é criar uma consciência ambiental na população, pois a qualidade da água dos nossos rios deve ser preservada”, assegurou Danque.

PROGRAMAÇÃO – Os mutirões da Caer começaram no final de janeiro, com a Caminhada Ecológica nas praias de Boa Vista. Em março, a Companhia comemorou o Dia Mundial da Água, (22), com uma extensa programação de palestras e atividades nas escolas, em parceria com várias instituições. Dentre elas, a Femarh-RR, que por sua vez possui um projeto semelhante, o “Amigos do Rio”.

Outras três ações do “Caer Nos Rios” estão previstas para este ano, em locais ainda a serem definidos. Desde a sua fundação, em 2015, já foram feitas nove edições. Somando todas elas, nada menos do que oito toneladas de lixo foram retiradas do fundo dos rios do Estado. Em 2016, a equipe passou pelos municípios do Uiramutã e Pacaraima (ambos no Norte de Roraima) e nas comunidades indígenas do sul do Estado.

Neste ano, pretendem visitar Rorainópolis, no sul. “É o segundo maior município do Estado”, disse Danque Esbell. “Aliado à retirada dos entulhos fazemos palestras nas universidades, escolas e instituições, como o Exército, distribuímos uma cartilha de orientação nas escolas. Em 2016, atingimos 14 mil pessoas com este projeto”, afirmou.

Isso porque existem outros projetos dentro da Companhia. “Temos, por exemplo, o projeto ‘Caer de Portas Abertas’, no qual orientamos as pessoas sobre como nós fazemos o tratamento da água, para que elas vejam que não é tão simples o caminho até a torneira e se conscientizem do uso racional desse líquido”, declarou. (NW)