AGENDA DA SEMANA

Presidente da Acir defende rediscussão da Zona Azul em Boa Vista

Vaneri Verri destacou que o tema é unanimidade entre os empresários, especialmente os da avenida Jaime Brasil

Sede da Associação Comercial Industrial de Roraima, a Acir, na avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista (Foto: Andrezza Mariot/Semuc)
Sede da Associação Comercial Industrial de Roraima, a Acir, na avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista (Foto: Andrezza Mariot/Semuc)

O presidente da Acir, Vaneri Verri, declarou apoio à rediscussão do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul em Boa Vista. A declaração foi feita nesse domingo (10), durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM (assista ao programa completo ao final da reportagem).

Segundo Verri, que também preside a Facir (Federação das Associações Comerciais de Roraima), o tema é uma unanimidade entre os empresários, especialmente os da avenida Jaime Brasil. Além disso, ele cita que o Município precisa aumentar a arrecadação, que atualmente, é baixa. “Se não tiver uma regulamentação mínima. Fica uma situação desconfortável: se faz um acordo, um cumpre e outro não cumpre. E vai gerar uma receita pro Município. A arrecadação do Município é muito baixa. Não pode ter só com IPTU, tem que ter arrecadação saudável, com serviço”, destacou.

O presidente da Acir, Vaneri Verri (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

“Não podemos deixar com que, simplesmente, aquele politico do momento haja sem a nossa informação e que, com certeza, não vai agradar a maioria. Foi o que aconteceu das outras vezes”, disse.

Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou o processo que tratava da Zona Azul, três anos após o então vereador Linoberg Almeida acionar a Justiça. O estacionamento rotativo contemplaria 12 vias, incluindo a Jaime Brasil, e disponibilizaria pelo menos 1,6 mil vagas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Desafios da Acir

Durante a entrevista, Verri também destacou os desafios de sua gestão à frente da Acir, como o acompanhamento das tendências do mercado, a importância do comércio local com o Caribe e a mobilização da classe empresarial junto aos políticos federais contra os possíveis prejuízos da reforma tributária para Roraima. Aos consumidores locais, ele pediu para valorizar os produtos feitos em solo roraimense, ao citar, por exemplo, o sabão e o óleo de soja. “Você chegar e dizer que Roraima não produz. Produz sim”, disse.

80 anos da Acir

O presidente da Acir ainda destacou sobre os 80 anos de fundação da entidade, a ser comemorado em 7 de setembro de 2024, para dizer que sua gestão promete resgatar a instituição, e aproveitou para incentivar empresários do interior do Estado a reativar associações comerciais em seus municípios. Ele disponibilizou canais de comunicação, como o Instagram (@acirroraima) e os números (95) 3623-8813 e (95) 98402-5507.

Vaneri Verri esteve acompanhado no programa pelo ex-presidente da Acir, Derval Furtado. O diretor lembrou que a sede da associação, tombada como patrimônio histórico, sempre esteve na avenida Jaime Brasil. “De 1944 pra cá, todas as diretorias da casa, todo sistema Facir, procuraram preservar o seu patrimônio, que é intocado dos empresários”, diz Derval.

Confira o Agenda da Semana – 10/03/2024