Cotidiano

Prefeitura anuncia convocação de mais de 130 guardas municipais

 A lista da convocação será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 24

Um total de 134 candidatos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) serão convocados para dar continuidade ao certame, suspenso desde abril do ano passado devido a pandemia do covid. A medida foi anunciada pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) na manhã desta quarta-feira, 23.

Segundo a Prefeitura de Boa Vista (PMBV), o concurso público, tem por objetivo o provimento de 50 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal 3ª Classe. Serão classificados para próximas etapas os melhores colocados dentre os 134 convocados nesta etapa. A lista da convocação será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 24. 

Os demais candidatos somente serão convocados para dar continuidade no certame de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Pública. “Infelizmente, por conta de uma lei federal, desde o ano passado a prefeitura estava impedida de fazer essa convocação. Porém, agora estamos dando prosseguimento a esse compromisso firmado. Os convocados já vão iniciar o curso de formação e a previsão é que 50 profissionais já tomem posse no início de 2022”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A carga horária do Curso de Formação será de aproximadamente 700 horas, por meio do Instituto Selecon, sob a coordenação da Guarda Municipal. A Previsão de Convocação para o Curso de Formação é para o dia 27 de agosto, sendo o resultado final do concurso, após os cursos de formação, será dia 17 de dezembro.

Além do salário-base no valor R$ 1.135,02, os guardas recebem gratificações: 30% de risco de vida, 64% de Segurança Urbana, chegando a receber um salário mensal de mais de R$ 2.200. No final da carreira, a remuneração chega a mais de 5 mil e gratificações. 

GCM – A Guarda Civil Municipal de Boa Vista conta com um efetivo de 348 agentes que atuam nos diversos setores como: Grupo Tático Municipal (GTAM), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Defesa Civil, Patrulha Maria da Penha – que atua em parceria com o Poder Judiciário no acompanhamento de vítimas de violência doméstica e o Grupo de Proteção Ambiental (GPA).