Cotidiano

Praça é ocupada por viciados e vândalos após fios da iluminação serem furtados

Com a falta de iluminação, Praça do Servidor tornou-se uma área de insegurança para os moradores do bairro Jóquei Clube

Devido à falta de iluminação, moradores relataram as constantes ondas de assaltos e prostituição de adolescentes na Praça do Servidor Público, localizada no bairro Jóquei Clube, zona Oeste da Capital. Ladrões furtaram toda a fiação elétrica da praça, deixando as famílias que residem nas proximidades inseguras.

Vândalos destruíram brinquedos e banheiros da praça. Com a depredação, o local tem servido para abrigar usuários de drogas durante a tarde e noite. Famílias temem ser alvo dos constantes roubos que acontecem com pessoas que transitam de bicicleta ou a pé na localidade.

No local, é possível ver as caixas de fiações da rede de energia depredadas e os pedaços de fios que sobraram dos que foram retirados pelos ladrões. A Praça do Servidor Público era considerada por moradores como ponto de referência em iluminação.

Conforme relato do morador Rivaldo Ferreira, o policiamento é deficiente e as pessoas não podem mais ter lazer e passear nas ruas do bairro devido à quantidade de marginais na praça. “A Polícia Militar e a Guarda Municipal deixaram de fazer as rondas por aqui e não fazem mais abordagem”, disse.

Outra moradora, que preferiu não se identificar, disse que a igreja localizada na praça foi alvo de furtos por vândalos e viciados que convivem na escuridão da praça. “Nem a igreja aqui da frente escapou de roubos, além de aparelhos eletrônicos, toda afiação também foi levada”, reforçou.

Para o vendedor Rafael Teixeira, outro morador da rua que dá acesso à praça, disse que o bairro se tornou perigoso devido à falta de iluminação. “A área de lazer das pessoas aqui se tornou perigoso, muitos menores de idade ficam se drogando a qualquer hora do dia e à noite aumenta”, disse.

Conforme relato feito por uma família residente na área, as pessoas ficam trancadas em suas residências com medo de ataques de marginais durante a noite. É possível visualizar muita gente que consome drogas a qualquer momento na praça.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Serviços Público e Meio Ambiente está ciente sobre o furto da fiação na Praça do Servidor Público. Conforme a solicitação dos moradores, frisou que já havia tomado as providências necessárias para restabelecer a iluminação da praça até esta sexta-feira, 03.

Segundo informações da secretaria, a Guarda Civil Municipal realiza com frequência o patrulhamento em todas as praças da Capital, inclusive na praça do bairro Jóquei Clube em horários de maior movimento.

PM – O CPC (Comando de Policiamento da Capital) informa que o trabalho de policiamento ostensivo é feito de forma contínua, com o patrulhamento em todos os bairros da Capital.

Quando identificada alguma ação suspeita, os policiais militares fazem a abordagem dentro dos padrões de segurança e, se constatada alguma alteração, são adotadas medidas como conduzir os envolvidos ao Distrito Policial para as devidas providências.

A Polícia Militar por meio do 2º Batalhão de Polícia Comunitária, Batalhão Sargento Everto, vem desempenhando o policiamento preventivo em toda a Capital inclusive no Bairro Jóquei Clube. Diuturnamente é realizado o policiamento ostensivo no referido Bairro, quando, na oportunidade são realizadas abordagens indistintamente a pessoas com fundadas suspeitas, inclusive, na semana passada foi preso um indivíduo que estava realizando vários roubos em residências do bairro. A população pode acionar a Polícia Militar por meio do 190.

A falta de iluminação pública, que mesmo não sendo um problema de Polícia, reflete diretamente na segurança pública.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.