Cotidiano

População relata demora na entrega de encomendas pelos Correios

Usuários relatam espera de até dois meses

Esperar quase dois meses para receber uma encomenda pelos Correios. Quem nunca? O fotógrafo Alcir José de Souza Pereira passa por esse drama: comprou pela internet produtos importados como fones da China e solda da Suécia, e não sabe quando vai recebê-los em casa.

“Meus importados levam 10, 15 dias para chegar da Ásia, Europa, ao Brasil. Trinta, 40 dias depois que sai da alfândega, até chegar em Boa Vista. Tem pacote que passa dez dias para sair da agência do Mecejana e atravessa umas 15 quadras para chegar na do Asa Branca”, disse.

Caso semelhante de um advogado, que pediu anonimato, e comprou um monopé de câmera para o filho de 18 anos, no dia 28 de maio, de um site sediado em Santa Cruz do Sul (RS). A demora fez ele procurar os Correios duas vezes, para receber a mesma resposta: a encomenda está nos contêineres da empresa e precisa aguardar mais sete dias devido ao grande volume de pedidos. Mas no dia 21 de julho, o advogado desistiu do produto.

Reclamações como essas são antigas, assim como a crise nos Correios, que chegou a quatro anos consecutivos de prejuízo. Em meio a isso, o governo Bolsonaro planejar privatizar 100% do capital da empresa, mas a ideia é combatida por funcionários, que chegaram a fazer uma greve nacional em 2020.

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OUTRO LADO – Os correios se manifestaram por meio da seguinte nota:

Segue nota resposta da Empresa, referente a matéria publicada ontem, dia 04/08/2021, referente denúncias de demora em encomendas:

A empresa informa que os objetos com terminação 0612BR e 7918BR estão em processos final de entrega, dentro do prazo previsto. Com relação ao objeto de final 6456SE, a encomenda já foi entregue, também dentro período estipulado.  Sobre a encomenda de final 0995BR, foi solicitada a suspensão de entrega pelo próprio remetente. Já o objeto 0873BR, está em trânsito. Dessa forma, orientamos o cliente a aguardar a entrega das encomendas no endereço de destino.

Cabe destacar que a atuação dos Correios ocorre a partir da chegada da encomenda ao Brasil. O prazo de entrega só começa a ser contado a partir da saída da encomenda do Centro Internacional dos Correios. No entanto, o sucesso da compra e a satisfação do cliente dependem da escolha do tipo de frete. O serviço contratado influi diretamente no prazo de entrega ao destinatário, que também está sujeito à liberação da fiscalização aduaneira.

Para quem tem urgência, a opção de frete grátis oferecida por lojas virtuais, por exemplo, talvez não seja a opção mais adequada. Os objetos iniciado pela letra “R” ou pela letra “U” possuem prazo de entrega mais dilatado, podendo chegar a 40 dias úteis.

Atualmente, a solução para importação que possui a melhor performance de entrega e informação completa de rastreamento é o Correios PACKET; essas encomendas possuem códigos que iniciam com as letras IX e NX e prazos de entrega bem mais curtos. 

Efetuada a compra internacional, o cliente deve acompanhar o rastreamento e o ambiente Minhas Importações, no site dos Correios. Uma vez logado nessas plataformas, com seu Id Meu Correios, deve-se atentar para as solicitações aduaneiras ou de outros órgãos anuentes, e principalmente, para o prazo de pagamento dos serviços e dos tributos que incorrerem sobre o objeto comprado internacionalmente. Perdido o prazo de pagamento, o objeto é devolvido à origem.

Os Correios lamentam os transtornos e informam que as rotinas de entrega de todos os objetos postais permanecem sendo executadas. Porém, em razão dos protocolos adotados pela empresa em prol da segurança de empregados, fornecedores e clientes, é possível a ocorrência de alterações nos serviços prestados.

No intuito de minimizar os impactos aos clientes e otimizar o atendimento e as operações de distribuição, os Correios estão adotando diversas medidas, tais como o remanejamento de empregados de outras unidades, a contratação de mão de obra terceirizada e a realização de horas extras e plantões aos fins de semana.