Cotidiano

População recebe serviços médicos e de cidadania neste sábado

A ação ocorre a partir das 8h, na sede do SESI, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto

Serviços de saúde e cidadania serão ofertados de forma gratuita para a população durante o evento ‘Saúde na Rua’, neste sábado, 30, a partir das 8h, na sede do Serviço Social da Indústria de Roraima (Sesi), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai disponibilizar seis especialistas em oftalmologia, um cardiologista, um ginecologista, um otorrinolaringologista e um pediatra. Cada profissional vai ficar responsável por realizar 60 atendimentos no evento, atendendo a demanda dos visitantes.

Serão 700 atendimentos feitos por meio de distribuição das senhas a partir das 8h. Destes, 360 atenções são para oftalmologia.

“A pessoa vai passar por uma triagem e vai ser atendida pelo médico em seguida”, explicou o coordenador do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau, Rafael Sena.

No caso dos atendimentos do serviço de oftalmologia, além da avaliação médica, a Sesau também estará disponibilizando o cadastro para aquisição de óculos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para dar entrada na solicitação, o interessado deve apresentar a guia de atendimento do profissional junto a APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais), munidos do original e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS.

A confecção dos óculos é feita pelas empresas que possuem convênio com a Sesau e demora entre 60 a 90 dias para ficarem prontos.

Hemoraima presta esclarecimentos sobre doação de sangue

Durante o Saúde de Rua, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) vai estar presente no evento para reforçar a importância da doação de sangue entre a população roraimense.

Vão ser distribuídos panfletos sobre todo o processo da doação de sangue e esclarecimentos ao público sobre a importância deste ato para evidenciar que os doadores podem ajudar as vidas de pacientes nas unidades hospitalares que precisam das bolsas de sangue.

O Hemoraima atende a demanda de todas as unidades do Estado, seja da rede pública ou privada.

De acordo com a assistente-social da unidade, Hellen Bessa, por conta do período de chuva, houve queda no comparecimento de doadores, fazendo com que o número de bolsas de sangue caíssem consideravelmente.

“Precisamos sensibilizar as pessoas que estão aptas para irem à unidade para fazer essa doação, por conta do estoque em nível crítico. O que recebemos de doação não está sendo suficiente para suprir o que essas unidades hospitalares”, frisou.

REQUISITOS

Para ser doador de sangue, é preciso que o interessado tenha entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

No dia da doação é preciso que o doador esteja bem alimentado e descansado. E se estiver fazendo o uso de alguma medicação, trazer o nome para que o processo não sofra nenhuma restrição.

Outra recomendação é que o doador que apresente sintomas de gripe, resfriado, febre ou covid-19, precisa aguardar o tempo de isolamento para poder realizar a doação de sangue.

ONDE DOAR

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário regular de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Informações sobre parcerias ou agendamentos para doações de sangue podem ser solicitadas pelo número (95) 98404-9593.

RG

Será disponibilizado também, os serviços de emissão de RG e de registro de Boletim de O9corrência (BO). De acordo com o diretor do DOPES (Departamento de Operações Especiais), Maurício Nentwig, a população poderá solicitar o RG (Registro Geral), além do registro de boletins de ocorrências diversas.

“Esses eventos facilitam o atendimento à população que conta com a comodidade de encontrar em um só local vários serviços. A Polícia Civil participa desse evento social com a emissão de RG, Registro de Ocorrência e contribui com a segurança no local, por meio do Grupo de Resposta Tática”, disse o delegado.

DOCUMENTOS

Somente a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Os documentos necessários para solicitar o documento são: original e a cópia da certidão de nascimento para quem é solteiro ou original e cópia da certidão de casamento para quem for casado.

Além disso, também é preciso apresentar comprovante de residência. Não é necessário levar fotografia.

Para emissão da segunda via, o cidadão deve acessar o site da Sefaz, clicar no banner escrito “Dare Avulso”, preencher os dados, inserir o código da Receita 8095 – Segurança Pública e depois selecionar “Cédula de Identidade Segunda Via” e confirmar. O valor da taxa é de R$ 54,93.

Com o boleto pago, o cidadão deve apresentar o comprovante juntamente com os documentos citados acima no momento da solicitação da segunda via.