Cotidiano

População pode ter acesso gratuitamente à mudas de plantas

Em alusão ao dia mundial da educação ambiental celebrado hoje (26), alunos visitaram o viveiro que disponibiliza mudas para produtores e moradores sem custo

Localizado no km 518 da BR-174, no Monte Cristo, em Boa Vista, o Viveiro Agroflorestal Cláudio Delai produz mudas de diversas espécies que são ofertadas gratuitamente para a população, por meio da a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). 

Para ter acesso, basta o interessado ir até a sede da Femarh na avenida Ville Roy, número 4935, no bairro São Pedro, e fazer um requerimento. As mudas podem ser doadas para plantio de produtores rurais ou para plantio residencial.


Mudas de jacas (Foto: Isabella Cades)

As mudas são de diversas plantas, incluindo frutíferas, como acerola, manga, jaca, banana, açaí, buriti e entre outros. No atendimento, os representantes da instituição irão informar quais são as mudas que já estão aptas para serem doadas.

O período de verão, que estamos agora, não é o melhor para buscar a muda, pois ainda estão na fase de plantação no viveiro. De acordo com os responsáveis pelo local, a melhor época é no início do inverno, no fim de abril e início de maio. 

Hoje, dia 26 de janeiro, é celebrado o dia mundial da educação ambiental. Em função disso, a Femarh levou ao viveiro alguns estudantes do curso de Engenharia Florestal para conhecer o funcionamento do viveiro.

A chefe da divisão de educação da Femarh, Ana Carolina Rodrigues, contou à FolhabV sobre a importância da visita técnica dos alunos ao local. “Eles irão ver como é feito todo o processo, como é o processo da muda chegar até o agricultor, qual é a muda mais indicada a ser doada em determinado plantio e essas coisas” , afirmou. Ana também mencionou que a instituição realiza trabalhos de sensibilização com crianças em escolas.


Chefe da divisão de educação da Femarh, Ana Carolina Rodrigues(Foto: Isabella Cades)