Cotidiano

População denuncia problemas para registrar B.O.

Por volta das 14h20, algumas pessoas já esperavam atendimento do lado de fora devido à falta de espaço na unidade. Cerca de 30 pessoas estavam no local

Registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) nunca foi tão difícil como tem sido desde que os atendimentos no âmbito da Polícia Civil foram concentrados na Central de Flagrantes, que funciona na sede do 5º Distrito Policial, no Distrito Industrial. Nessa terça-feira, 13, a equipe de reportagem voltou a receber denúncias de problemas para o registro de ocorrências e foi ao local verificar a situação.

Por volta das 14h20, algumas pessoas já esperavam atendimento do lado de fora devido à falta de espaço na unidade. Cerca de 30 pessoas estavam no local, algumas desde cedo, como foi o caso do auxiliar administrativo Leonardo Vieira. Ele chegou ao 5º DP por volta das 10h para registrar o roubo de documentos e bens materiais. “Tô esperando há mais de quatro horas e não sei que horas vou ter atendimento”, lamentou.

Durante a manhã, Vieira explicou que os servidores distribuíram senhas para organizar o atendimento. A medida, no entanto, não deu certo, uma vez que alguns casos exigiam maior prioridade de atendimento. Os servidores resolveram então fazer uma lista seguindo a ordem de chegada e o tipo de registro. Dessa forma, quem chegava ao local precisava assinar a lista para ser chamado.

Um servidor público, que preferiu não se identificar, foi uma dessas pessoas. Ele se dirigiu ao 5º DP, na segunda-feira, 11, para registrar a perda dos documentos, mas após quatro horas de espera resolveu voltar no dia seguinte.

Nessa terça-feira, 13, ele chegou à unidade por volta das 8h, mas até o início da tarde não tinha previsão de quando seria atendido. “Isso é um absurdo, cara! Estou precisando viajar para resolver problemas pessoais, mas não posso viajar sem esse documento”, criticou.

A concentração de serviços no 5º DP foi uma medida adotada pela Delegacia-Geral de Polícia para garantir atendimento ao cidadão, tendo em vista que as demais delegacias da capital estão sem papel para registro de ocorrências. Dessa forma, a principal delegacia do Estado está responsável tanto pelo atendimento à população, quanto pelos flagrantes realizados pela Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR).

Foi pensando na falta do material que Leonardo Vieira levou uma resma de papel A4 para a unidade. “Era só o que faltava chegar a minha vez e acabar o papel, então preferi trazer pra não dar viagem perdida”, justificou. Até a saída da reportagem do local, por volta das 15h, nenhum dos entrevistados tinha sido chamado.

OUTRO LADO – A Polícia Civil de Roraima se limitou a dizer que “o registro de Boletim de Ocorrência e Auto de Prisão em Flagrante, estão concentrados na Central de Flagrantes, com equipes plantonistas que fazem o revezamento nas escalas de plantão para atender a toda a população de Boa Vista. A Central de Flagrantes funciona na sede do 5º DP (Distrito Policial), localizado na rua Parque Industrial, S/N, Distrito Industrial”, conforme nota enviada.

A reportagem solicitou posicionamento sobre os problemas denunciados pela população, mas não obteve resposta. (A.G.G)