Cotidiano

Período de matrículas da rede estadual termina nesta sexta-feira

Só na capital, há mais de 15 mil novas vagas, enquanto interior oferta mais de dez mil

O período de matrículas para o ano letivo 2022 das escolas estaduais segue até esta sexta-feira (14), de forma presencial, diretamente nas unidades. Só na capital, 59 escolas oferecem 15.055 novas vagas.

No fim de semana, pais de alunos que moram distantes do Centro chegaram a madrugar em frente à escola estadual Monteiro Lobato, por preferirem a instituição.

A secretária estadual de Educação e Desporto (Seed), Leila Perussolo, disse que esteve pessoalmente na unidade para explicar aos pais de que há vagas para atender todos os estudantes.

Ela informou ainda que conforme a legislação, os alunos devem ser matriculados preferencialmente em escolas próximas de suas residências, mas que a preferência dos pais também é respeitada.

Para atender a comunidade escolar, a Seed abriu mais duas turmas de 1ª série do Ensino Médio na escola Monteiro Lobato e outras 12 salas de aulas foram na escola Severino Cavalcante, no bairro Pintolândia, para o atendimento dos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental.

Estudantes sorteados precisam efetivar a matrícula

Os pais dos alunos que participaram do sorteio de vagas nas escolas da rede estadual precisam efetivar a matrícula na instituição de ensino. Só o fato de ter sido sorteado não garante a vaga. É preciso ir até a escola, levar documentos e fazer a matrícula.

Em algumas escolas, os pais não estão indo fazer a matrícula, como é o caso do Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho. Nestas escolas, existe lista de espera.

As vagas sorteadas que não forem preenchidas até esta sexta, serão disponibilizadas para os que estão na lista.

Central de Matrículas

Após o período oficial de matrículas, a rede estadual vai iniciar com atendimentos na Central de Matrículas, para os pais ou responsáveis de estudantes que, por algum motivo, não tenham conseguido efetivar a matrícula para o ano letivo 2022 no período oficial.

A Central vai funcionar a partir do dia 18 de janeiro, na unidade Maria Odete Calheiros Pena, no prédio da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), localizada na Avenida São Sebastião, 521, bairro Tancredo Neves.

Matrículas também são feitas no interior e nas comunidades indígenas

No interior do Estado e nas comunidades indígenas, as matrículas são sendo realizadas nas instituições de ensino também até esta sexta. Há 10.559 vagas, sendo 2.829 para o 6° ano do Ensino Fundamental, 2.059 para 1ª série do Ensino Médio e 1.660 para EJA (Educação de Jovens e Adultos) distribuídas nas 61 escolas urbanas e rurais dos municípios.

Outras 4.011 vagas, sendo 1.345 para o 1° ano do Ensino Fundamental, 1.498 para o 6° ano do Ensino Fundamental e outras 1.171 para a 1ª série do Ensino Médio, foram disponibilizadas nas 249 escolas indígenas. 

“São mais de 10 mil vagas para as escolas do interior. As matrículas estão ocorrendo normalmente, de forma tranquila. Vamos atender a demanda e efetivar todas as matrículas”, reforçou Sebastiana Soares, diretora Interina do DGE (Departamento de Gestão Escolar) da Seed, setor responsável pelas escolas do interior do Estado.