Cotidiano

Período chuvoso iniciado sexta-feira deve ser fraco em 2019

A chuva que caiu na madrugada de sexta-feira, 26, em Boa Vista deu uma refrescada no calor dos últimos dias, o que parece ser uma prévia do período chuvoso. E, de fato, é. Só que a previsão climatológica para essa estação não é nada animadora, pois os dados indicam que choverá muito abaixo do que está previsto, conforme o boletim hidroclimático da Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), que é produzido por meio de dados de centros meteorológicos nacionais e internacionais.

O meteorologista Ramon Alves informou que abril é um dos meses, ao lado de maio, junho e julho, em que chove bastante na capital, o que não ocorreu este ano, devido à influência do fenômeno El Niño e à zona de convergência intertropical que estão um pouco ao sul, e ainda não chegaram ao norte do Oceano Atlântico. 

“A tendência, por conta desses dois fatores, é que as chuvas ocorram abaixo da normalidade, do que está previsto”, esclareceu o meteorologista.

Segundo ele, apesar de o inverno começar em abril, a previsão é de que a média de chuvas fique bem abaixo do previsto, que é de 122,2 milímetros para todo o mês. 

“O mês de abril, apesar de marcar o início do período chuvoso em Roraima, apresenta volume de chuvas tímido”, disse Alves, comentando que a previsão para maio é de 291,2 milímetros, para junho é de 352,9 milímetros e julho de 335,1 milímetros. “O boletim hidroclimático informa que choverá muito abaixo disso, mas é apenas previsão”, ressaltou Alves.

Enquanto na madrugada de sexta-feira choveu em torno de sete milímetros, para este fim de semana a previsão é de chuva com no máximo dez milímetros. 

“A previsão de chuva para os próximos dias em Boa Vista é de tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas; com temperaturas estáveis variando entre 26º C e 35º C, umidade entre 45% e 75%. Já a previsão sazonal para o trimestre abril, maio e junho é de que as chuvas tenham valores próximos ou abaixo da normal climatológica no Estado”, concluiu o meteorologista.

Tabela com previsão de chuvas em 2018 e para 2019